Lavagem de dólares! Juiz do Rio de Janeiro intima ex-presidente Horácio Cartes e mais 7 paraguaios

O ex-presidente do Paraguai, Horacio Cartes, e mais sete cidadãos paraguaios foram intimados para prestarem depoimentos no Rio de Janeiro (RJ) nas investigações do crime de lavagem de dinheiro envolvendo o doleiro brasileiro Dario Messer, mais conhecido como “doleiro dos doleiros”.

O senador vitalício Horacio Cartes foi intimado pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, para prestar esclarecimentos sobre seus laços com Dario Messer. Além disso, outros sete empresários paraguaios também foram convocados a prestar depoimento.

Dario Messer, considerado por Horacio Cartes como seu “irmão da alma”, está sendo investigado por lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso conhecido como “Lava Jato”. A notícia teve um impacto no Paraguai e o advogado do líder do Colorado esclareceu que seu cliente é acusado de ajudar financeiramente o doleiro quando estava foragido da Justiça e isso não seria crime.

No entanto, Horacio Cartes é acusado pelo Ministério Público Federal de atrapalhar as investigações para prender Dario Messer quando o doleiro dos doleiros estava foragido. A defesa do ex-presidente solicita o cancelamento do processo de investigação no Brasil e no Paraguai.

Sobre a intimação para prestar depoimento, os advogados de Horacio Cartes garantem que “não é necessário que ele vá até o Brasil, isso pode ser feito por meio de uma videoconferência”.