Lago do Damha III está contaminado e Águas avisa que culpa é de esgoto clandestino

Que as coisas não andam com um cheiro muito bom para os lados do condomínio de luxo Residencial Damha III, em Campo Grande (MS), já não era novidade. Agora, parece que o mau odor é literal, pois a administração do condomínio mais luxuoso da Capital enviou comunicado aos moradores para alerta sobre a contaminação da água do lago.

O problema gerou mau cheiro e até mesmo levou à morte de tilápias exóticas no local. A concessionária Águas Guariroba, que faz a distribuição e tratamento de água e esgoto em Campo Grande, explica que ligação clandestina de esgoto pode ter provocado a contaminação do lago.

Em nota, a empresa lembra que não tem nenhuma estrutura que possa causar esse tipo de evento na região e apontou situações que podem ter provocado o problema. “Há outras fontes de poluição que podem afetar o lago do condomínio, tais como lançamento de água servida em drenagem, poluição difusa, entre outras”, diz o comunicado.

Ainda segundo a concessionária, em Campo Grande todo o esgoto coletado é tratado em uma das duas estações de tratamento de esgoto da concessionária: a ETE Los Angeles e a ETE Imbirussu. “Todas as operações da empresa são realizadas de forma responsável, transparente, com segurança ambiental e seguindo as normas técnicas e ambientais aplicáveis, o que é acompanhado e regulado pelos dos órgãos competentes”, afirmou.

A Águas Guariroba ainda acrescenta que todos os dados são apresentados periodicamente à Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), garantido a lisura de sua operação.

Relatório de monitoramento da qualidade das águas superficiais, elaborado pela empresa Sanágua, a partir de requerimento da Associação Parque Residencial Damha III, comprovou cientificamente a “presença de afluentes sanitários diluídos no corpo hídrico” nas águas do lago.

De acordo com o relatório repassado aos moradores, a “constatação laboratorial corrobora as reclamações de associados referentes ao mau odor exalado das águas bem como a morte dos peixes em nosso lago”. As informações obtidas foram encaminhadas para concessionária e para a Semadur e também para concessionária. Com informações do site Campo Grande News

Vai vendo!!!!