Lado negro da força! Mais um policial militar é preso, agora com contrabando. O que é isso rapaz?

A quantidade de policiais militares de Mato Grosso do Sul que está indo para o ladro negro da força policial não é brincadeira. Depois que uma dezena de PMs serem presos por envolvimento com a “Máfia do Cigarro” e com traficantes de drogas, agora mais um integrante da Polícia Militar do Estado é detido cometendo delito.

Trata-se do cabo PM Renan Leonardo Schiefelbein Olmedo, 33 anos, lotado em Dourados (MS), que foi preso neste fim de semana transportando produtos eletrônicos contrabandeados do Paraguai. De acordo com o boletim de ocorrência, ele foi contratado por Ronie dos Santos Osterberg, 30 anos, para trazer a “muamba” de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, para a cidade de Dourados (MS), recebendo pelo serviço R$ 600,00.

O esquema de contrabando da dupla foi descoberto pela equipe policial comandada pelo capitão PM Robson Roberto Lopes Ramos, que fazia barreira na rodovia estadual MS-270, em Itahum. No local, foi abordado, por volta das 11h45 de ontem (01), o veículo Voyage, placa NLG-7024, conduzido por Ronie dos Santos Osterberg, 30 anos, que relatou estar vindo de Ponta Porã (MS) e tinha como destino a cidade de Dourados (MS).

Ao revistarem o veículo, os policiais militares encontraram diversos equipamentos eletrônicos e a equipe acabou desconfiando que o motorista estaria servindo como batedor. Por isso, o restante dos policiais miliares foram verificar se tinha algum veículo parado mais adiante e acabaram encontrando o Corolla, com placa EVF-8621, conduzido por Renan Leonardo Schiefelbein Olmedo, 33 anos, que se apresentou como policial militar e que também vinha de Ponta Porã (MS) com destino a Dourados (MS).

A equipe desconfiou e fez a busca no veículo, sendo constatado o transporte de eletrônicos de origem estrangeira. Ele foi levado até a barreira, onde confessou ter sido contratado por Ronie Osterberg, de quem estaria recebendo R$ 600,00 pelo transporte da mercadoria contrabandeada. Diante dos fatos, Ronie Osterberg confessou ter contratado o cabo PM para trazer parte da muamba do Paraguai para ser revendida em Dourados.

O policial militar foi desarmado, pois portava uma pistola IMBEL MD6, de propriedade da PM, e, juntamente com Ronie, foi levado para a base do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) para a conferência do material apreendido. No local, foi levantado que no Corolla estavam 30 aparelhos de vídeo game da marca Playstation e 30 consoles, enquanto no Voyage tinham vários eletrônicos de menor valor.

Foi feito contato com a Polícia Federal em Dourados, que solicitou a apresentação dos envolvidos. O Batalhão da PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) enviou um oficial para acompanhar a ocorrência, que informou que, a princípio, a arma apreendida com o cabo PM Renan Olmedo estava com munições que fogem do padrão utilizado pela corporação, confirmando também contrabando de munição para uso pessoal. Diante dos fatos, o cabo PM foi levado e entregue à PF de Dourados.