“Justiceiros” matam 3 e deixam bilhete para não “roubarem” caminhonete. Este ano 38 executados

Depois de uma trégua que durou exatos 9 dias, eis que foram registras mais três execuções na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, elevando para 38 o número de assassinatos na região somente neste ano. No período de 1º de janeiro até o dia 7 de abril foram 38 execuções, sendo 11 em janeiro, 9 em fevereiro, 15 em março e 3 em abril.

As três últimas execuções, ao contrário das outras 35, teriam sido efetuados por parte de supostos “justiceiros da fronteira”, pois as três vítimas teriam participado de assaltos a tiros na região e, além disso, os autores dos assassinatos deixaram uma mensagem.

As vítimas foram identificadas como o suboficial inspetor Pedro Yanel Barua Acosta, 35 anos, da Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero (PY), envolvido em roubos de caminhonetes e que foi preso no dia 9 de janeiro quando foram encontradas duas caminhonetes tomadas em assalto em Ponta Porã (MS) em sua residência.

No mesmo dia, após ser preso, ele foi beneficiado com a prisão domiciliar pela Justiça de Pedro Juan Caballero, já as outras duas vítimas foram identificadas como Venancio Ramon Romero, 29 anos, e Delio Roselver Santa Cruz, 31 anos. De acordo com os investigadores da Divisão de Homicídios, os três foram encontrados mortos a tiros de pistola calibre 9 mm na altura da cabeça na manhã de ontem (07), por volta das 8 horas, por populares que transitavam pela região denominada Aceiteí, situado a uns mil metros da Ruta 5, onde teriam sido levados e executados a tiros.

As vítimas estavam com os pés e as mãos arramados ao lado de uma caminhonete abandonada da marca Ford, cor prata, e uma inscrição feita em cartolina com a seguinte mensagem endereçada aos assaltantes que estariam atuando na região de fronteira: “Por roubar a inocentes. Não roubem caminhonetes! Assinado Justiceiros da Fronteira”.