Juízes paraguaios liberam sete aviões para traficantes burlando prazo e burlando às Leis

O relatório de uma auditoria do Tribunal de Justiça do Paraguai confirmou que os juízes Gricelda Maria Caballero e Miguel Tadeo Fernández liberaram sete dos 20 aviões apreendidos com traficantes de cocaína sem cumprir o prazo para o recurso do Ministério Público.

<p class=”x_MsoNormal”>Em um relatório preliminar do auditor Mario Elizeche, era evidente que os juízes não cumpriam o prazo de recurso. No caso de Gricelda Caballero, afirma-se que ordenou a remessa cinco aviões para Dinac em 27 de abril deste ano e no mesmo dia enviou uma carta oficial a esse endereço e fixou um prazo de 72 horas para que a transferência das máquinas.

“Notamos que a implementação da Lei de Agravo nº 288, de 27 de abril de 2016, foi feito no mesmo dia em que foi emitido, sendo que o artigo 454 do Código de Processo Penal estipula o seguinte:” A resolução não será executada durante o período de recurso e, enquanto o recurso estiver pendente, salvo disposição em contrário por lei”, diz o relatório preliminar de auditoria.

A mesma conclusão foi em relação às ações de Miguel Tadeo Fernández, que ordenaram o envio de dois aviões para Dinac. A decisão do juiz em 27 de junho de 2016 e notificou o Ministério Público apenas em 11 de julho. No dia 13 de julho, resoluções foram direcionadas para Dinac no dia seguinte, em 14 de julho, quando a promotoria ainda havia tempo para apelar.

Em uma operação realizada pela Senad em 15 de novembro de 2014, em área conhecida como Karapã’i, em Pedro Juan Caballero, foram apreendidas meia tonelada de cocaína, que estava a bordo de um pequeno avião, e foram capturados quatro narcotraficantes suspeitos, incluindo o ex-policial Sixto González Godoy.

Oito meses depois, em 6 de julho de 2015, eles invadiram hangares do aeroporto Pedro Juan Caballero, onde 22 aviões foram apreendidos por terem sido utilizados por uma organização criminosa para transportar drogas. A promotoria pediu a apreensão e depois da “libertação” de sete aeronaves.