Juiz Bretas, da Lava Jato, manda prender ex-presidente do Paraguai, Horácio Cartes, por ajudar doleiro Messer

Horácio Cartes, presidente do Paraguai e Dario Messer

O juiz do Brasil, Marcelo Bretas, emitiu um mandado de prisão contra Horacio Cartes no âmbito do caso Lava Jato. De acordo com a Justiça, suspeita-se que o ex-presidente, que já possui um código vermelho da Interpol, teria ajudado a fuga de Darío Messer, conhecido como “o doleiro dos los doleiros”.

A ordem de detenção preventiva contra o ex-presidente do Colorado, Horacio Cartes, foi divulgada na terça-feira, sob o âmbiteo do caso Lava Jato. Segundo dados publicados pelo jornal O Globo, suspeita-se que ele tenha ajudado seu “irmão da alma” Darío Messer a escapar do Paraguai. Messer é considerado o maior doleiro do Brasil com muito lastro e propriedades no Paraguai.

A decisão foi tomada pelo juiz federal Marcelo Bretas, do Rio de Janeiro, que solicitou a ativação do código vermelho da Interpol.

Esta operação é chamada “Patrono”, porque acredita-se que Messer tenha chamado o ex-presidente da República. Nesta fase, o objetivo é determinar quem seriam as pessoas que ajudaram o doleiro a escapar do país e esconder seus bens.

Além disso, Bretas emitiu outras 37 ordens judiciais a serem executadas em São Paulo e Ponta Porã: 6 de prisão, 3 de prisão temporária e 18 de busca e apreensão.

Em nota oficial da Polícia Federal há a inclusão de pessoas residentes no Paraguai e nos Estados Unidos, todas com código vermelho da Interpol, e que estão autorizadas judicialmente para serem detidas. Este órgão já mobilizou pelo menos 100 integrantes  para cumprir a ordem do juiz.