Já vai tarde! Com cinco processos na Justiça, Mandetta deixa rastro e desiste de ir a reeleição

Parceiros antigos Edson Giroto e Mandeta

Além de ser investigado por ter usado dinheiro público para alugar carros “fantasmas” e com mais cinco processos na Justiça, a maioria por improbidade administrativa e danos ao erário, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) desistiu de disputar a reeleição à Câmara dos Deputados. Ele justificou a decisão por “motivos familiares”, mas, no sábado passado, demonstrava preocupação sobre o possível “inchaço” na coligação com o PSDB.

O temor do deputado dizia respeito à presença de candidatos do PSDB, DEM, PSD e PP, no chamado “chapão” dos tucanos. “Essa coligação, você tem, em tese, seis candidaturas, com grande visibilidade de votos”, afirmou Mandetta, cuja a reeleição já era dada como incerta.

Considerando os candidatos tucanos Geraldo Resende, Beto Pereira e Rose Modesto, Fábio Trad, do PSD, Alcides Bernal, do PP, e Tereza Cristina, também do DEM, como potenciais nomes bem colocados no dia 7 de outubro, Mandetta alertou que alguns nomes seriam “sacrificados” com a formação de uma chapa com fortes nomes.

 

Ficha suja

Na prática, os eleitores de Mato Grosso do Sul estão se livrando de mais um candidato “ficha suja”, afinal Mandetta tem cinco processos na Justiça e quatro deles somente por improbidade administrativa ou danos ao erário. Dos cinco processos, essa quatros são no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e um no STF (Supremo Tribunal Federal).

Esse processo no Supremo traz o deputado federal como alvo de inquérito que apura crime da Lei de Licitações e tráfico de influência, relacionados a fatos investigados na CPI da Saúde instaurada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 2013. A Comissão apurou irregularidades no repasse de verbas do SUS para municípios do Estado.

Já dizia o ditado: há males que vêm para o bem. Não é mesmo?