Invasão na fronteira! Além do PCC e do Covid-19, máfia chinesa cria raiz e se espalha no Paraguai

Não é só com o novo coronavírus (Covid-19) que as autoridades paraguaias têm de se preocupar lá da China. A localização de um grupo de taiwaneses em uma propriedade no Departamento do Alto Paraná, no Paraguai, revela que a máfia chinesa começou sua “invasão” ao território paraguaio e, em pouco tempo, vai ameaçar a expansão das facções criminosas brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) no país vizinho.

Ao encontrar o grupo oriundo de Taiwan, a Polícia Nacional do Paraguai descobriu que os taiwaneses foram vítimas de um roubo de US$ 100 mil praticado por policiais paraguaios para ocultar a localização deles. Ao todo, são 15 asiáticos, que estavam em uma residência em Ciudad del Este, em plena vigência da quarentena determinada para a não propagação do Covid-19, sendo que com eles foram apreendidos US$ 53,3 mil e G$ 26,1 milhões em dinheiro.

Com o grupo, foi preso o asiático Hsu Chiao Lung, 43 anos, que também tem nacionalidade argentina e já tinha sido detido em 2016 em Ciudad del Este por porte de armas de fogo, munições e drogas. Em um outro imóvel na cidade paraguaia de Presidente Franco foram encontrados mais 15 asiáticos nas mesmas condições. Para a Polícia, eles disseram vieram de Taiwan para iniciar no Paraguai um negócio de produção de alevinos, porém, essa atividade não seria tão rentável para justificar o deslocamento da China até o território paraguaio.

Segundo as autoridades paraguaias, a história não tem cabimento, pois todos estavam em situação precária e não apresentavam condições de serem investidores chineses. A Polícia trabalha com a hipótese de que a máfia chinesa recrutou esses homens em Taiwan para trabalhar para ela no Paraguai, inicialmente, em negócios de apostas clandestinas, porém, posteriormente, deve se estender para o tráfico de drogas e armas, ameaçando o domínio das facções criminosas PCC e CV.