INDEFINIÇÃO: Depois de ser chamada de ‘prostíbulo’, OAB de MS sofre derrota Justiça

2016-06-28-PHOTO-00000075Depois de muita confusão e desentendimentos à Justiça Federal suspendeu hoje o processo em que a OAB/MS  definiu a lista sêxtupla de indicados na disputa de vaga para desembargador do TJ/MS.

Na decisão, a juíza Monique Marchioli Leite deferiu  liminar do advogado Danny Gomes que alegou ilegalidade no certame porque um dos candidatos não preenchia requisitos legais. Ele foi candidato e ficou fora da lista sêxtupla.

O argumento utilizado no pedido é de que o conselheiro Cerilo Casanta Callegaro Neto teve ligação com o advogado indicado, Alexandre Bastos. Além disso, na petição existe a informação de que houve trocas de mensagens entre conselheiros, o que não é permitido.

A eleição para a escolha dos integrantes da lista sêxtupla foi realizada no dia 29 de abril deste ano com muita confusão e até mesmo gritos do advogado Marcelo Barbosa Martins dizendo que o local era um “prostíbulo”.

https://blogdonelio.com.br/disputa-por-indicacao-em-lista-sextupla-para-desembargador-coloca-oab-de-ms-em-pe-de-guerra/

Os nomes foram para o TJ/MS, que após análise exclui três candidatos da disputa. Após, a lista tríplice vai para o governador, a quem cabe a decisão sobre quem será o novo desembargador do tribunal.

A escolha rachou os advogados do Estado, uma parte deles ainda procura na Justiça caminhos para que seja anulada de vez a última indicação.

Pela lei, um quinto das 32 vagas do Tribunal de Justiça é destinado à OAB ou ao MPE, que se alternam para ocupar esses postos cada vez que um desembargador se aposenta ou deixa o cargo. O restante é preenchido por juízes de carreira.

De acordo com o presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, que deu entrevista do Campo Grande News, a Justiça entendeu que um dos conselheiros que votou era sócio de candidato. “Mas na certidão consta que ele nunca foi sócio ou associado. Vamos recorrer é um argumento muito frágil, que deve ser rebatido”, afirma.

alexandre-bastos

Advogado Alexandre Bastos

A lista dos indicados já estava com o Tribunal de Justiça. O mais votado foi o advogado Alexandre Bastos, que amigo particular do filho do governador, Rodrigo Azambuja, e participou na campanha eleitoral ao governo em 2014.

Depois que o TJ indica os três finalistas cabe ao governador bater o martelo e definir que vai ocupar a nova cadeira de desembargador.