Incompetência e desconhecimento da lei eleitoral faz prefeitos de MS retirarem seus sites do ar

Uma grande parte das prefeituras de Mato Grosso do Sul tirou do ar ou deixou de atualizar os sites institucionais com notícias e informativos e justifica que a ação foi tomada em função de ser ano de eleições municipais. A intenção, conforme fontes ouvidas pelo Blog do Nélio, é atender à legislação eleitoral, sendo que páginas nas redes sociais também foram suspensas temporariamente pelos próximos três meses – período da campanha eleitoral.

 De acordo com a apuração do Blog do Nélio, a orientação para que os gestores parassem de usar o veículo oficial de comunicação partiu de reuniões entre eles, que, por desconhecerem o que pode ou não no pleito deste ano, consideraram melhor se prevenir de qualquer punição da Justiça Eleitoral. É a velha história do “medo de perder, tirar a vontade de ganhar” ou “em time que está ganhando, não se mexe”.

 Afinal de contas, muitos dos atuais prefeitos e vice-prefeitos são pré-candidatos à reeleição no pleito marcado para outubro deste ano e estão com “medo” de que, com base na legislação eleitoral, possam ser enquadrados ou acusados por adversários políticos de fazer propaganda pessoal utilizando a estrutura pública.

 No entanto, as informações de utilidade pública não podem sair do ar e a questão não está pacificada.  Ouvimos algumas fontes e elas disseram que a decisão é confusa e seria fruto de interpretações diversas da Lei Eleitoral. As prefeituras de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, os maiores municípios do Estado, estão mantendo os sites normalmente, com atualizações e matérias.