Guerra à Covid-19: Estado garante 138 novas UTIs, 281 leitos clínicos e 48 semi-intensivos

Preocupado com o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, ampliou a rede de leitos hospitalares em Campo Grande e municípios do interior, elevando para 653 o número de leitos garantidos apenas para os eventuais pacientes da doença.

Pela estrutura que está sendo montada, serão 138 novos leitos de UTI, 281 leitos clínicos e 48 semi-intensivos. Dos 138 novos leitos de UTI, 81 estão são em Campo Grande e os 57 restantes em cidades do interior. Os leitos clínicos serão 239 em Campo Grande e 42 em outras regiões do Estado. Os 48 semi-intensivos estão sendo disponibilizados no Hospital Regional de Campo Grande.

O Estado vai entrar com 50% dos valores a serem gastos com os novos leitos em Campo Grande, durante a vigência da epidemia (previsão é de quatro a seis meses). E todos os recursos gastos para a estrutura do Hospital Regional serão absorvidos integralmente pelo Estado.

Hoje, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, são 515 leitos de UTI entre os públicos e privados. Com o acréscimo dos novos 138 leitos, o total sobe para 653 leitos. Além disso, há iniciativa de outros municípios para colocar leitos de UTI ou semi-intensivos, cujo custeio deverá ser bancado pelo Estado.

Em Campo Grande, dos 891 leitos existentes anteriormente, agora o número subiu para 1.130 leitos clínicos, enquanto de 116 leitos de UTI foram para 197 leitos, e mais 48 leitos de semi-intensivo que podem ser modificados para UTI. Além disso, se houver demanda, pode ser montado um centro de triagem respiratória no Parque Ayrton Senna.