Governo acena em chamar aprovados em concurso na Saúde no início do ano. Ver pra crer!

Após receber inúmeras reclamações de aprovados em concurso público realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, o Blog do Nélio entrou em contato com o novo secretário estadual Carlos Coimbra, que tomou posse no dia 13 de dezembro do ano passado em substituição a Nelson Barbosa Tavares, e foi informado pelo titular da Pasta que o Governo do Estado já sinalizou com a possibilidade de chamar parte desses trabalhadores ainda no início deste ano de 2018.

Carlos Coimbra confirmou que realmente a Secretaria Estadual de Saúde tem um déficit de servidores, mas que o governador Reinaldo Azambuja deu o aval para amenizar esse quadro. “Já coloquei em pauta esse assunto e conversei pessoalmente com os responsáveis pela questão na Secretaria Estadual de Governo e com o próprio governador Reinaldo Azambuja”, assegurou.

Ele completa que a sua equipe já está fazendo um levantamento das áreas mais afetadas. “Até porque entrei há pouco tempo e, como tivemos o recesso das festas de fim de ano, somente a partir da próxima semana o Governo estará funcionando em sua plenitude. Porém, o governador Reinaldo já sinalizou positivamente, entretanto, a quantidade de aprovados que será chamada e a partir de quando isso ficará para o fim deste mês de janeiro”, garantiu.

Esperança

Conforme as reclamações enviadas ao Blog do Nélio, o Diário Oficial nº 9.563, de 29 de dezembro de 2017, página 34, trouxe o Plano Diretor de Sangue do Estado de Mato Grosso do Sul, onde está a “Diretriz 11: Convocação dos servidores para suprir o quadro de recursos humanos da Rede Hemosul/MS”, publicada na página 55, que informa a meta de suprir 100% do déficit de vagas.

A tal diretriz criou enormes esperanças de convocação aos aprovados no concurso da SES (Secretaria Estadual de Saúde), pois o tempo de espera já supera os três anos, afinal, a homologação do concurso foi publicada em 19 de dezembro de 2014. De acordo com servidores da Pasta, a falta de chamada seria por que o antigo secretário estadual de Saúde, Nelson Barbosa Tavares, não queria.

Anualmente, a SES publica o quadro de vagas do órgão e, em 2017, foi publicado no Diário Oficial nº 9.357, páginas 53 e 54, e a soma das vagas em aberto somavam 645 em um universo de 1.647 vagas prevista, o que representaria que mais de 39% das vagas estaria esperando serem preenchidas. Se foi publicado em fevereiro do ano passado e já estava desse jeito, imagine como não está a situação na data de hoje.