Fuga de Paulo Cupertino de MS já vai completar 90 dias e Polícia Civil continua sem qualquer pista

No próximo dia 27 de janeiro, vão completar 90 dias a fuga de Mato Grosso do Sul do empresário paulistano Paulo Cupertino Matias, que matou o ator Rafael Miguel, de 22 anos, e os pais dele, João Alcisio Miguel, de 52 anos, e Miriam Selma Miguel, 50 anos, no dia 9 de junho de 2019, em São Paulo (SP). Inserido na lista dos 24 criminosos mais procurados pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, ele foi visto oficialmente pela última vez em Eldorado (MS) no dia 27 de outubro de 2020 e, depois, sumiu do mapa.

Nesses quase 90 dias, duas teorias estão sendo investigadas pela Polícia Civil paulista: a primeira é de que ele teria fugido para o Paraguai e estaria trabalhando em propriedades rurais no país vizinho, enquanto a segunda é de que ele saiu do Paraguai e foi até Corumbá (MS), de onde fugiu para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Entre os dias 30 de novembro a 4 de dezembro do ano passado, uma equipe policial de São Paulo esteve no Paraguai à procura do assassino. A suspeita era de que o empresário estava escondido na fazenda de um brasileiro nos arredores da cidade paraguaia de Liberación.

Também havia a suspeita de que Paulo pudesse ter trabalhado em outra fazenda, essa de soja em Yataity del Norte, outro município paraguaio. O criminoso, no entanto, não foi encontrado nos locais e continua sendo procurado. A pedido dos policiais brasileiros, o dono da propriedade, um gaúcho que mora em Liberación, foi ouvido pelas autoridades paraguaias e negou ter hospedado o assassino.

A residência dele foi vistoriada, mas não foram encontrados indícios da passagem do empresário por lá. De acordo com a investigação do Departamento de Homicídios, Paulo Cupertino teria fugido para Liberación com ajuda de Alfonso Helfenstein. Alfonso é piloto de avião e dono de um sítio em Eldorado (MS), onde o empresário ficou escondido por 15 meses.

Segundo os policiais, em 27 de outubro deste ano, ele e Paulo embarcaram em uma aeronave particular e deixaram a cidade sul-mato-grossense em direção ao Paraguai. Alfonso, que já teve passagens criminais anteriores por tráfico de drogas, também é procurado pela polícia pela suspeita de ter ajudado na fuga do procurado. Desde que fugiu após o crime, Paulo ainda não constituiu um advogado.

Bolívia

Já no dia 25 de novembro um motorista de aplicativo de Corumbá (MS) afirma ter transportado até a cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra um passageiro que identificou como o assassino Paulo Cupertino Matias. Ele estava escondido em uma propriedade rural em Eldorado (MS) e, ao ser descoberto, voou para uma fazenda no interior do Paraguai. De lá, o empresário foi reconhecido por agricultores brasileiros e um policial paraguaio e, portanto, voltou a fugir para Corumbá.

As imagens gravadas às 20h20 de 25 de novembro pelo circuito interno do Terminal Rodoviário de Corumbá mostram um homem que seria o assassino logo após ter deixado o Paraguai, carregando duas malas. Em seguida, ele teria deixado o local para entrar no carro chamado por aplicativo. De acordo com o motorista, o passageiro queria chegar logo à fronteira com a Bolívia, onde pegaria um táxi com placa boliviana para entrar no país sem passar pela fiscalização. No vídeo gravado pelo motorista, é possível ouvir um diálogo entre os dois, às 20h35.

A fisionomia muito parecida com a de Paulo Matias chamou a atenção da polícia. O passageiro demonstra receio com a fiscalização na fronteira. “Eu fico com medo deles verem minha mala, entendeu”. Durante o trajeto, o homem revela onde vai se hospedar na Bolívia. “Tem ônibus agora, não tem? Para chegar em Santa Cruz de La Sierra. Qualquer coisa eu durmo na fazenda de uma amiga aí.” Santa Cruz de La Sierra fica a 657 km da fronteira com o Brasil, um trajeto que dura 9h40 de ônibus.

As imagens foram mostradas para um parente de Paulo Cupertino e ele afirmou que a voz é muito parecida com a do foragido. As imagens estão sendo investigadas pelas polícias Civil e Federal de Corumbá. O registro ocorreu uma semana depois que Cupertino fugiu de Eldorado para o Paraguai.

Ele fugiu acompanhado do piloto Alfonso Helfenstein, condenado por tráfico de drogas, que teria conexões com a Bolívia. Autoridades bolivianas já foram notificadas pela polícia brasileira, que tenta agora descobrir o paradeiro do homem para saber se ele é mesmo Paulo Cupertino.

Rota de fuga

Levantamento feito a partir de informações da investigação policial mostra que, até outubro, Paulo Cupertino havia passado por pelo menos sete cidades de três Estados. Após matar Rafael e seus pais, em junho do ano passado, Paulo seguiu para outros municípios paulistas: Sorocaba, Águas de São Pedro, outra cidade não informada e Campinas.

Ele também passou por Ponta Porã, no Estado de Mato Grosso do Sul, e Jataizinho, no Paraná. Nesses dois últimos municípios, o empresário conseguiu, respectivamente, fazer um novo Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um novo tipo de Registro Geral (RG), ambos falsificados. Além de usar o nome falso de “Manoel Machado da Silva”, Paulo forneceu dados pessoais que não são dele.

Depois de falsificar os documentos, o assassino seguiu para Eldorado, no Mato Grosso do Sul, onde conseguiu trabalho num sítio da cidade, de propriedade de Alfonso. Lá, ele cuidava do gado num curral. Na região, o assassino era conhecido como Seu Manoel, identidade falsa que adotou para despistar os policiais.

Para completar o disfarce, usava barba branca e comprida e um boné. Dias depois da fuga, a polícia paulista foi até a cidade e conseguiu fotos que mostram a fisionomia mais recente do criminoso (veja vídeo acima).

O crime

Rafael e seus pais foram assassinados por Paulo na tarde de 9 de junho de 2019. O crime aconteceu na frente da casa onde a namorada do ator, Isabela, morava com a mãe, na Zona Sul de São Paulo. O pai dela residia em outro imóvel. Cupertino não aceitava o relacionamento da filha com o ator. Isabela tinha 18 anos à época.

Câmeras de segurança registraram o homicídio e a fuga do assassino. As imagens mostraram o momento que Rafael e seus pais saíram do carro com Isabela. Eles tinham ido levá-la até sua residência.

Em seguida, o empresário apareceu apontando uma arma e atirando no ator e na família dele. Todos caíram feridos na rua. Ao todo, Paulo atirou 13 vezes nas vítimas, que não resistiram aos ferimentos e morreram. Rafael tinha 22 anos, seu pai João Alcisio Miguel estava com 52, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50.

Réus

Em junho deste ano a Justiça tornou Paulo réu no processo pelo qual responde pelos três homicídios. A polícia já verificou também quase 300 endereços em dez estados do Brasil e no Paraguai e Argentina sobre os possíveis paradeiros do acusado. Atualmente a polícia trabalha com a hipótese de que Paulo estaria tentando fugir para a Bolívia.

Dois amigos de Paulo também se tornaram réus no processo que apura os assassinatos do ator Rafael Miguel e da família dele. Eles são: Eduardo José Machado, dono de uma pizzaria na capital paulista, e Wanderlei Antunes, motorista de aplicativo em Sorocaba.

No entanto, os dois não foram acusados de homicídio. Acabaram sendo pronunciados pela Justiça para responderem por ajudar na fuga do assassino, dando dinheiro, transporte e até comida para o empresário.

Paulo é acusado de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. Já os amigos do empresário respondem por favorecimento pessoal.

Rafael interpretou o personagem Paçoca na novela “Chiquititas”, do SBT, e trabalhou num famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.

Vai vendo!!!