Fronteira: Máfia do cigarro apaga mais 2 PMs

2016-07-01-PHOTO-00013271O trânsito de droga e armas dominam o centro e norte da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai sendo o maior combustível de violência.

Já na região sul, inclusive com a divisa com o Paraná, o contrabando de cigarro é intenso e acaba causando os confrontos.

Na última sexta-feira, mais dois PMs foram assassinados na cidade de Mundo Novo, próxima da fronteira.

A dupla Elio Almeida Sousa e Valdomiro Ribeiro de Souza estava em um Vectra branco e seguia sentido Naviraí quando no cruzamento entre a BR-163 (que corta a cidade) e a Avenida Campo Grande foram abordados pelos autores e executados com vários tiros de pistola .40.

2016-07-01-PHOTO-00013289Os suspeitos estavam em uma motocicleta e efetuaram mais de 13 disparados contra o veículo. Os policiais da reserva, segundo foi apurado nesta sexta, estariam com R$ 5 mil cada.

Comprovantes encontrados no carro mostram que a dupla esteve no Paraguai.

Os dois militares fazem parte de uma lista de 12 policiais presos em 2011 na operação Fumus Malus. Eles são acusados da facilitação do contrabando de cigarros.

Da relação, três já foram mortos.

SUBTENENTE MORTO EM 2012

O subtenente da Polícia Militar José Carlos da Silveira Souza, 39 anos, executado em dezembro de 2012 em Campo Grande, com tiros de pistola 9 milímetros, foi seguido por quem o matou desde quando saiu do Ciops (Centro de Operações de Segurança), onde estava lotado transferido de Naviraí.

Ele havia sido preso, também em 2011, por envolvimento na máfia do contrabando de cigarros.

O policial foi assassinado por volta das 7h45, no posto de combustível Caravaggio, que fica no macroanel viário. Ele havia acabado de sair de serviço na sede do comando da PM.

O corpo de Silveira tinha 19 perfurações de pistola 9 mm.

No seu carro foram encontrados escondidos cerca de 17 mil reais.

Operação Fumus Malus – As investigações começaram em outubro de 2010, pela Agência Central de Inteligência da PM, segundo o comando da Polícia Militar, depois de denúncias contra militares que estariam facilitando a passagem de contrabando. Foram cumpridos 16 mandados de prisão contra policiais, 12 foram cumpridos: três em Naviraí, dois em Itaquiraí, um em Sete Quedas, um em Mundo Novo, um em Iguatemi e quatro Campo Grande.

Um primeiro grupo envolvido com o esquema já havia sido preso há dois dias antes, na operação Holambra. Foram 21 presos, sendo oito policiais militares.