Fraude nas bombas! Procon, ANP, Inmetro, Decon e Deops autuam postos de combustíveis e revendas de gás

Força-tarefa composta pelo Procon, ANP, Inmetro, Decon e Deops percorreu 24 postos de combustíveis, duas distribuidoras de gás de cozinha e sete revendas de gás de cozinha em Campo Grande (MS) para procurar irregularidades contra os consumidores. Durante a ação, das 46 bombas de combustíveis vistoriadas, 37 foram aprovadas, oito reprovadas e uma interditada, o que representa um índice de 20% de irregularidades.

Entre as irregularidades estão o erro de vazão, iluminação deficiente e mau estado de conservação. Além disso, foram encontrados vários outros problemas como publicidade enganosa em relação a aplicativos de App, conveniências vinculadas aos postos sem alvará de localização e funcionamento, postos com fachada de determinada bandeira comercializando combustíveis de outra bandeira, o que induz o consumidor a erro, produtos vencidos expostos à venda ou sem informação em língua portuguesa.

Houve caso também de divergência de preços no pagamento à vista ou no crédito sem prévia informação e inobservância do que prevê norma da ANP no que diz respeito à precificação dos combustíveis comercializados. O trabalho se estendeu também a duas distribuidoras de gás e sete revendas do produto, tendo uma delas sido autuada por transporte irregular.

Interior

A equipe da ANP esteve em outros 32 municípios do Estado, fiscalizando 131 postos, o que representa a aferição de 1.100 bombas, tendo sido realizados 500 testes de qualidade. A equipe autuou 22 postos que apresentaram problemas como etanol fora da especificação e quatro bicos com vazão a menor. O trabalho se estendeu também a duas distribuidoras de gás e sete revendas do produto, tendo uma delas sido autuada por transporte irregular.