Fim da novela, Jamil Name vai ficar preso mesmo em Mossoró até outubro de 2021

A novela mais longa que se tem notícias na esfera criminal recente de Mato Grosso do Sul finalmente terminou. O empresário campo-grandense Jamil Name, 83 anos, que está preso desde o dia 27 de setembro de 2019 acusado de comandar uma milícia responsáveis por várias execuções na Capital para manter o controle do jogo do bicho, vai ficar no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, até outubro de 2021, conforme decisão do juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior, da 2ª Vara Federal do Rio Grande do Norte.

Segundo o magistrado, em análise anterior, já tinha negado a transferência de Jamil Name para Campo Grande (MS), principalmente porque o empresário já está em Mossoró desde o ano passado não tendo qualquer tipo de problema de saúde. Além disso, ele, depois da descoberta de novos fatos indicando planos para atentados a autoridades pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado), precisa ficar isolado e afastado de sua localidade de origem.

O juiz federal completa que “é de se anotar que os fatos trazidos pelo juízo de origem são de extrema gravidade, pois tratam de possíveis planos de assassinato de membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e de Delegado de Polícia, além de eventual proposta de propina para retornar ao Estado de origem e ameaça de morte de agente público em audiência, em uma verdadeira afronta à concretização da devida persecução penal”.

Walter Nunes da Silva Júnior acrescenta que “a idade avançada e o estado de saúde do preso não podem servir de obstáculos ao poder público para impedir que o custodiado continue em suas ações delitivas, o que seria bem mais provável de acontecer se recolhido em presídio estadual, uma vez que o preso, mesmo recolhido no sistema federal, ainda que se trate de um regime jurídico mais rigoroso do que o estadual, conforme os elementos probatórios constantes dos autos, persiste arquitetando ações ilícitas”.

O magistrado também definiu o tempo de permanência de Jamil Name em presídio federal em dois anos, levando-se em conta que o tempo mínimo de um ano é pouco, diante da gravidade de seus delitos, e três anos, que é o máximo, é muito, uma vez que ele já é idoso com mais de 80 anos e tem doenças crônicas. O prazo começa a contar da prisão do réu na atual penitenciária, 12 de outubro de 2019, sendo que ficará lá até 12 de outubro de 2021.