Fila Zero, onde? Procon autua, bancos nem aí, e desrespeito continua em quase todas as agências

No âmbito na operação “Fila Zero”, as equipes de fiscalização do Procon encontraram irregularidades em 28 agências bancárias do Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Banco do Brasil, Itaú e Sicredi. Do total de agências autuadas, nove são do Bradesco, nove da Caixa, seis do Santander, duas do Banco do Brasil, uma do Itaú e uma do Sicredi.

Segundo o Procon, o “Fila Zero” busca inibir irregularidades no atendimento ao consumidor e as diligências junto à rede bancária de Campo Grande no período de 23 de setembro a dois de outubro foram registrados diversos problemas de transgressões às leis de proteção do consumidor e de forma repetitiva.

Entre as infrações recorrentes, registrada na quase totalidade das agências, estão a emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível, bem como não emitir senha eletrônica. Outra irregularidade também registrada de forma repetitiva na maioria das agências diz respeito ao excesso de tempo que os clientes esperam para atendimento.

De acordo com o que determina a legislação, é considerado razoável a espera de 15 minutos em dias normais, 20 nos dias de pagamento de servidor público, de militares, época em que vence a maioria dos boletos a serem pagos ou, ainda, de 25 minutos em véspera o no dia imediatamente posterior a feriados prolongados. O desrespeito é tal que, em uma das agências da Caixa Econômica, teve consumidor que se submeteu à espera de até uma hora e 20 minutos.

Sem contar que, em alguns casos, agências diversas não levam em conta o atendimento prioritário. Tanto é que foram registrados casos em que pessoas com esse direito, mesmo tendo emitido senhas anteriores a clientes normais, foram chamadas depois destes. Ainda entre as irregularidades vale ressaltar que em vários estabelecimentos não existe placa que indique locais para atendimento prioritário e, quando existe, estão incompletas com ausência, por exemplo da indicação de portadores de autismo entre aqueles que se incluem entre os beneficiários.

Serviço – Os consumidores podem denunciar o problema pelo Fale Conosco do site www.procon.ms.gov.br , por meio do telefone 151, pelo WhatsApp 9 9158 0888 e pessoalmente na sede do Procon, que fica na Rua 13 Junho, 938