O tempo fechou! Sem autoridades máximas acordo antidrogas pode ficar apenas nas boas intenções

Se o tempo permitir, nesta terça-feira (04), será realizado, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), a reunião entre as autoridades do Paraguai, Argentina e Brasil na luta contra o tráfico de maconha.

O denso nevoeiro na madrugada de ontem (03) cobriu a capital do Departamento de Amambay e impediu a chegada do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, para se reunir com o ministro da Justiça do Brasil, Sergio Moro, e com a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich.

Os três devem visitar áreas onde são plantadas maconhas na região e, assim, iniciar a “Operação Nova Aliança”, que visa localização e destruição de plantações da droga. Dado o mau tempo, o presidente Abdo Benitez planeja ir hoje à tarde para Pedro Juan Caballero.

Caso as autoridades máximas dos países vizinhos não cheguem ao encontro o evento pode se tornar apenas uma primeira intenção de resolver o grande volume de crimes que ocorrem por lá diariamente.

O avião que trouxe o ministro Sergio Moro teve de pousar no aeroporto da cidade brasileira de Dourados (MS) devido ao tempo nublado. No período da tarde, ele visitou a sede regional da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai). Até ontem, a “Operação Nova Aliança” já tinha destruído 75 hectares plantados com maconha e dado um prejuízo de US$ 6,7 milhões ao tráfico de drogas na região.