Fechando o cerco adianta! Blitze sucessivas freiam acidentes e reduz ocupação nos hospitais

A decisão da Prefeitura de Campo Grande de fechar o cerco a motoristas sem CNH (Carteira Nacional de Habitação) ou conduzindo veículos com documentação irregular já começa a dar resultado com a redução do número de acidentes de trânsito e, consequentemente, queda na quantidade de leitos hospitalares ocupados.

A medida, anunciada na semana passada e coloca em prática no fim de semana, teve como foco um alívio nas unidades de saúde para que possam focar apenas nos pacientes com Covid-19. No último sábado e domingo, conforme balanço da Prefeitura, foram registrados menores índices de violência e a Santa Casa de Campo Grande teve redução na ocupação de leitos.

De acordo com o prefeito Marquinhos Trad, essa nova medida foi tomada para evitar o fechamento total do comércio durante a pandemia do novo coronavírus. Em apenas um fim de semana, as blitze resultaram na apreensão de 120 veículos com lacre rompido, chassi adulterado ou com motorista sob efeito de bebida alcoólica.

Os índices de furtos e roubos apresentaram queda de 33,9% e 18,2%, respectivamente, em comparação com o fim de semana anterior, enquanto o número de ocorrências por violência doméstica teve redução de 34%. Pelo menos 92 pessoas foram flagradas dirigindo sem habilitação e 126 condutores estavam embriagados, enquanto outros 99 se recusaram a fazer o bafômetro, mas apresentavam sinais de terem ingerido álcool.

O número de acidentes com vítimas graves caiu cerca de 40%. A Santa Casa de Campo Grande reduziu em 30% o número de atendimentos, comparados ao fim de semana anterior. Dados do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) revelam que, enquanto no período anterior duas macas de ambulâncias ficaram presas no hospital, desta vez nenhuma ficou na unidade de saúde, um termômetro de que a unidade suportou a demanda.