Fábio Trad salva MS em ranking de deputados, já Dagoberto, Zeca do PT e Vander são os pífios

Mato Grosso do Sul tem 8 deputados federais na Câmara Federal e, de acordo com o site Ranking Políticos, apenas um deles está entre os melhores do Brasil. Trata-se de Fábio Trad, que assumiu cargo há poucos meses no lugar de Carlos Marun, mas, mesmo assim, apareceu na pesquisa de avaliação sobre os congressistas do Brasil.

O levantamento vale-se de critérios como qualidade do trabalho parlamentar, assiduidade em plenário e gastos para exercício da atividade. Fábio Trad, do PSD, aparece como o 3º melhor do País em 2018 com base nos critérios fixados pelo site, sendo que, depois dele, o Estado volta a figurar no ranking apenas na 55ª posição.

Conforme destacado pelo site – criado por profissionais liberais e que atua de forma independente avaliando agentes públicos nacionais –, o ranking visa a destacar os melhores políticos em atividade de forma a incentivar melhora no panorama político do país, fomentando o eleitor de informações para melhor orientar seus votos.

O estudo considera ações como gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais, bem como votações em plenário e propostas apresentadas, para conceder notas aos parlamentares. Na tarde de quarta-feira (11), Fábio Trad atingia o score de 100 pontos. A assiduidade (esteve presente em todas as 49 sessões plenárias) lhe conferiram 13 pontos; enquanto outros 7 vieram dos chamados “Privilégios” – gastos do político no mandato na comparação com outros parlamentares, considerando-se uma média entre deputados e senadores.

O estudo credita ao deputado despesas de R$ 101,8 mil neste ano. Ele ainda ganhou 5 pontos pelo fato de ter formação superior – é advogado. A maior pontuação, porém, veio da postura em plenário, que lhe rendeu 75 pontos, fixado a partir de análise do Conselho de Avaliação de Leis do Ranking dos Políticos sobre projetos postos em votação, considerando sua relevância para o país.

Quatro delas com votos favoráveis do deputado: autorização para venda de parte da exploração do pré-sal (acabando com o monopólio da Petrobras no setor), que rendeu 30 pontos; instituição do Cadastro Positivo (que institui benefícios aos bons pagadores), 20 pontos; aprovação da Intervenção Federal na segurança pública do Rio de Janeiro, 15 pontos; e o crédito suplementar de R$ 1,16 bilhão para cobrir calores no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Federal), zero ponto. O parlamentar ainda ganhou 10 pontos por votar contra a criação de cargos para a intervenção federal no Rio.

Confira o posicionamento dos outros deputados do Estado:

 

– Tereza Cristina (DEM) – 55ª posição

– Geraldo Resende (PSDB) – 108ª posição

– Mandetta (DEM) – 149º

– Elizeu Dionizio – 230º

– Zeca do PT – 482º

– Vander Loubet – 502º

– Dagoberto Nogueira – 564º