Ex-secretário do narcotraficante Galã cai em operação policial na fronteira. Lá está infestado!

O ex-secretário do narcotráfico brasileiro Elton Leonel Rumich da Silva, mais conhecido como “Galã”, foi preso, neste sábado (06), no início da “Operação Soberania”, realizada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS).

Trata-se de Emmanuel Diaz Gomez, 23 anos, que foi preso na companhia de seu guarda-costas Edgar David Speranza Rojas, 23 anos. Ele atuava para Galã, que, em parceria com o também narcotraficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão, ordenou a morte do narcotraficante e contrabandista Jorge Rafaat Toumani, o “Rei da Fronteira”, em 15 de junho de 2016.

Emmanuel Diaz Gomes e Edgar David Speranza Rojas caíram em uma barreira erguida por agentes especiais da Senda em Pedro Juan Caballero. Eles estavam em um carro Mercedes-Benz sem documentos e tinham uma pistola calibre 9 milímetros com dois carregadores de 15 tiros e outro alimentador de 30 projéteis.

O ex-secretário de Galã já tinha sido preso em 18 de novembro de 2014, também pela Senad, em uma operação no centro de Pedro Juan Caballero. Na ocasião, ele foi pego na companhia do então desconhecido traficante de drogas Elton Leonel Rumich da Silva, o “Galã”, que, no entanto, usava uma cédula paraguaia na época em nome de Ronaldo Rodrigo Benítes.

Emmanuel Dias Gomes e Galã estavam com drogas sintéticas e cocaína, além de estarem armados e uma grande quantia de dinheiro em dólar, real e guarani. A partir desse evento, Galã começou a consolidar seu esquema de tráfico de drogas e armas da fronteira.

A ambição de Galã de se tornar o novo “patrão” do submundo levou-o a ordenar o assassinato do então “Rei da Fronteira” Jorge Rafaat Toumani, morto em um ataque com uma metralhadora calibre .50 em 15 de junho de 2016. Esse famoso crime foi planejado por Galã em parceria com Jarvis Chimenes Pavão, que, na época, estava preso no Presídio de Tacumbú, em Assunção, capital do Paraguai.

Jarvis Chimenes Pavão foi extraditado para o Brasil em dezembro de 2017 e Galã foi preso no Rio de Janeiro (RJ) em fevereiro de 2018. A Senad também informou a prisão de Fernando Andrés Mendieta Rojas, 26, e Biyan Ammancio Bogado Casartelli, 28 anos, na cidade paraguaia de Mariano Roque Alonso. O primeiro era comerciante de cocaína e maconha.

A Senad divulgou um boletim no qual adverte que as incursões urbanas e rurais continuarão no Departamento de Amambay, no âmbito da “Operação Soberania”. De acordo com os dados, as primeiras intervenções concentraram-se nas localidades de María Auxiliadora e Alpasa, onde as maiores plantações de maconha estavam ativas. Eles alegam ter evitado até agora a produção de pelo menos 28 toneladas de maconha.