“Eu fui, mas não volto!” Acabou o amor, Dácio folião troca Marquito pelo Carnaval carioca

Check-in Dácio CorreaO que falta de coragem ao prefeito Marquito Trad (PSD) sobra para o colunista social Dácio Corrêa Piedade, que teve publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) de segunda-feira (20/02) a sua nomeação para coordenador do Centro de Múltiplo Uso “Picolé”, subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social, e embarcou, na manhã de terça-feira (21/02), para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde vai passar o Carnaval, conforme check-in obtido com exclusividade pelo Blog do Nélio.

Após a polêmica, Dácio Côrrea pediu demissão, na tarde desta quarta-feira (22). “Diante da repercussão decorrente de viagem que fiz na última terça-feira, 21, para confirmar minha participação no Carnaval 2017 na cidade do Rio de Janeiro me vejo, por dever moral e funcional, solicitar meu afastamento do cargo para o qual fui nomeado recentemente para administrar o Instituto Picolé, evitando maiores repercussões para a prefeitura municipal”, escreveu o colunista em carta ao prefeito.

Pelo visto Dácio Corrêa achou mais interessante o carnaval do que o trabalho ao lado de Marquito Trad. Ser trocado assim é sinal que as coisas na prefeitura da Capital não andam beml

A informação da “falta” do novo servidor ganhar repercussão na imprensa e junto à população, eis que o prefeito Marquito Trad vai a público e declara: “Liguei para ele e pedi para voltar imediatamente do Rio de Janeiro, pois não havia motivos de trabalho para ir pra lá”. Ora senhor prefeito, se ele faltou ao serviço um dia após ter sido “nomeado”, nada mais justo que seja exonerado, na menor nas hipóteses.

E só ligou porque a imprensa publicou, do contrário teria deixado o dito cujo sambar numa boa com o dinheiro público no bolso. Agora, se a moda pega, o que vamos ter de funcionários da Prefeitura “gazeteando” serviço ao longo da gestão do Marquito Trad não vai ser brincadeira. Afinal de contas, a punição máxima que eles terão será um puxão de orelha. Ou será que esse “tratamento” diferenciado vale só para o amigo do prefeito?

Marquito Trad ainda justificou que o novo servidor comunicou, por meio de nota, que foi ao Rio, pois tinha um compromisso na cidade, já que cobre o Carnaval de lá todos os anos.

Nossa! Para ficar um dia fora o cara levou uma mala imensa. Não acredito nisso.

Entenda o caso

O colunista social Dácio Corrêa Piedade, que teve publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) de ontem (20/02) a sua nomeação para coordenador do Centro de Múltiplo Uso “Picolé”, subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social, embarcou, na manhã desta terça-feira (21/02), para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde vai passar o Carnaval, conforme check-in obtido com exclusividade pelo Blog do Nélio.

Há exatas 24 horas da publicação da sua nomeação, ele embarcou para o Rio de Janeiro, ou seja, não trabalhou nem um dia para fazer valer o salário de mais de R$ 8 mil por mês. Para o site Midiamax, cujo os leitores flagraram o colunista embarcando para o Rio de Janeiro, ele negou e jurou que estava em Campo Grande, mesmo sabendo da existência de fotos e vídeos dele no aeroporto.

A própria assessoria da administração municipal repassou ao jornal a versão do servidor público, de que estaria em Campo Grande e apenas teria “passado” no Aeroporto para levar um amigo. Por telefone, Dácio manteve a versão para a equipe. Quando a reportagem pediu para ir até ele, em Campo Grande, a ligação foi terminada e o celular foi desligado.

Acontece que uma leitora do Midiamax, que estava no mesmo voo que o servidor recém-nomeado, flagrou a conversa dele com a assessoria de imprensa da Prefeitura, exatamente assim que eles desembarcaram no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. “Foi estranho porque a gente está no Rio e ouvi ele dizendo para uma pessoa chamada Angélica que estava em Campo Grande”, contou a leitora.

Ainda por telefone, o servidor chegou a dizer para a reportagem que era “mentira” ele ter saído da cidade e afirmou que estaria em sua casa, e não no Rio de Janeiro, palco da maior festa popular do país, o Carnaval, que será na semana que vem. A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para os servidores apenas nas próximas segunda e terça-feira (27 e 28).

Na edição do Diário Oficial de segunda-feira, foi publicada a nomeação do coordenador do Centro de Múltiplo Uso. Dácio ocupa o cargo em comissão de assessor executivo I, símbolo DCA-2, nomenclatura dos designados com salário mensal de R$ 8 mil. No publicado é dito que a nomeação de Dácio tem efeito “a contar de 2 de janeiro de 2017”.

“Hoje em dia as coisas precisam ser bem explicadas. Ontem eu li no Midiamax que ele foi nomeado, e hoje já peguei ele viajando em horário de expediente com uma mala grande, achei logo estranho e passei a documentar”, conta a leitora, que viajou no mesmo voo, o de número 4055, da Azul, para o Rio. Dácio embarcou no aeroporto Antônio João, em Campo Grande, pelo portão 5. Dali, a aeronave da companhia aérea azul, seguiu para o aeroporto Viracopos, em Campinas (SP).

A reportagem voltou a ligar para o colunista, que estaria em Campo Grande. A ideia era dizer a Dácio, que uma equipe do jornal iria vê-lo, fotografá-lo, meio de desmentir o leitor, já que ele havia garantido na primeira ligação que estava em casa, não do Rio de Janeiro. Ainda na primeira ligação, Dácio disse que iria ao cabeleireiro se arrumar para a viagem que faria na quarta-feira para o Rio.

A reportagem buscou informações de Dácio na assessoria de imprensa da prefeitura que, em uma linha, assim se manifestou por e-mail: “O servidor negou que esteja viajando e explicou que foi ao aeroporto apenas para embarcar uma pessoa”. Pelo salário que recebe, Dácio assumiu a responsabilidade de coordenar o Espaço Cultural Multiuso João Renato Pereira Guedes, “Picolé”, no conjunto Estrela do Sul. O local oferta atividades para jovens e idosos.

Confira abaixo a nota divulgada por Dácio Corrêa:

Comunicado ao público

Senhor prefeito Marquinhos Trad,

Diante da repercussão decorrente de viagem que fiz na última terça-feira, 21, para confirmar minha participação no Carnaval 2017 na cidade do Rio de Janeiro me vejo, por dever moral e funcional, solicitar meu afastamento do cargo para o qual fui nomeado recentemente para administrar o Instituto Picolé, evitando maiores repercussões para a prefeitura municipal.

Tenho a esclarecer que, como profissional de imprensa, venho há mais de trinta e cinco anos desenvolvendo essa atividade, sempre com meus próprios recursos, ressaltando que sou o único representante oficial de Mato Grosso Sul neste grande evento mundial.

Desde janeiro deste ano, pela primeira vez, tenho atuado como servidor público, sempre de maneira digna e correta, auxiliando o prefeito Marquinhos Trad a fazer de Campo Grande um lugar melhor para se viver.

O meu deslocamento para o Rio de Janeiro deu-se de maneira repentina diante de um comunicado oficial da Rio-Tur, ao qual eu tinha prazo de 48 horas para fazer credenciamento pessoal e intransferível.

Reconheço que por ser uma figura pública deveria ter comunicado o fato aos meus superiores, não avaliando adequadamente as conseqüências políticas que poderiam advir com a divulgação de um gesto individual sem nenhuma correlação com qualquer tipo de ato ilícito em meu trabalho.

Diante disso, peço humildes desculpas a toda sociedade campo-grandense, com a certeza de que saio desse episódio de cabeça erguida e com a grandeza do dever cumprido.

Atenciosamente,

Dácio Corrêa