Empresário “gato” assume Sedesc com desaprovação do empresariado

Se não bastasse a fama de sonegador de IPTU e de ser ex-funcionário fantasma da Assembleia Legislativa, o prefeito eleito e deputado estadual Marquinhos Trad agora também decidiu montar seu secretário com nomes nada ilibados e, porque não dizer, até suspeitos.

Esse é o caso do ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e dono do Grupo de Farmácias São Bento, Luiz Fernando Buainain, que foi anunciado para ser o novo titular da Sedesc (Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio), uma das pastas das mais importantes da Prefeitura.

A divulgação causou náuseas nos empresários sérios de Campo Grande, que, após amargarem o abandono da Secretaria nas administrações desastrosas de Gilmar Olarte e Alcides Bernal, agora terão pela frente Luiz Buainain, que traz consigo o título de péssimo administrador – a rede de drogarias São Bento, com mais de 66 anos de atuação em Mato Grosso do Sul, pediu recuperação judicial devido a uma crise financeira e por não conseguir renegociar uma dívida de R$ 73 milhões com bancos.

Além disso, o “empresário” teve, há alguns anos, descoberto pela Polícia um furto de energia elétrica do seu depósito de medicamentos localizado na saída para Três Lagoas. Na época, a Enersul, que era a concessionária de energia do Estado, flagrou, com a ajuda de força policial, que o espaço tinha adulterado o medido para registrar uma quantidade menor da luz consumida.

Porém, os rolos com a Polícia não param por aí, pois, muito recentemente, uma carga de medicamentos roubados do Sistema Único de Saúde (SUS) foi encontrada, de acordo com a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco), em um depósito da Rede São Bento, o mesmo onde tinha um “gato” na rede elétrica.

A Deco investigava na época o esquema de venda de medicamentos roubados do SUS em Campo Grande e as investigações resultaram na operação denominada Pharmacus, deflagrada para apurar denúncia de roubo de carga de medicamentos, ocorrida em Minas Gerais.

É verdade que os medicamentos foram adquiridos junto a Medicar Dim, mas, será que o empresário Luiz Fernando Buianain não checou a procedência antes de adquirir os remédios? Pelo jeito não, mas isso não é de se estranhar, afinal o faro empresário dele não é lá essas coisas, pois ele não conseguiu vencer a concorrência de grandes redes de farmácias que se instalaram na Capital nos últimos anos e pediu recuperação judicial.

A recuperação judicial é um recurso legal que o empresário tem antes de pedir falência, o que seria a “última chance” que a Justiça concede as empresas que querem se recuperar financeiramente. A rede São Bento tem faturamento anual de R$ 180 milhões e, mesmo assim, não conseguiu se manter pelas próprias pernas. E agora o seu proprietário vai administrar a Capital.

Boa a sorte a todos nós!

Comentários estão bloqueados