É troco! MP do Paraguai “congela” mais de US$ 233 mil do doleiro fugitivo Dario Messer

Horácio Cartes, presidente do Paraguai e Dario Messer

Enquanto o doleiro brasileiro Dario Messer, o “irmão espiritual” do presidente Horacio Cartes, permanece fugitivo da Justiça brasileira e paraguaia, o Ministério Público do país vizinho prossegue com as investigações do crime de lavagem de dinheiro praticado por ele no território paraguaio e encontraram mais dinheiro sem comprovação nas contas de uma das suas várias empresas no Paraguai.

Relatório enviado pelo BNF (Banco Nacional de Desenvolvimento) ao MP do Paraguai indicou a existência de mais de US$ 233 mil na conta da empresa Matrix Realty S/A, que pertence a Dario Messer. A quantia de dólares foi imediatamente “congelada” pela Justiça do Paraguai, segundo informaram os promotores de Justiça René Fernández, Liliana Alcaraz e Hernan Galeano, responsáveis pelas investigações de crimes econômicos no país vizinho.

Eles explicaram que o “congelamento” foi autorizado pelo juiz criminal de garantias Humberto Otazu após receber o relatório BNF, que está monitorando as contas bancárias do doleiro brasileiro no Paraguai. O magistrado também já ordenou o levantamento das apreensões feitas nas cinco contas de Dario Messer, principalmente, as da empresa pecuária Chai S/A no BNF e no Banco Continental.

O fugitivo montou no Paraguai um esquema de lavagem de dinheiro com compras de terras e gado. Ele, que é considerado o “doleiro dos doleiros”, também está envolvido no escândalo de corrupção no Brasil conhecido como Lava Jato, com um pedido de extradição feito pela Justiça brasileira.

No Paraguai, desde 2011, a Messer criou pelo menos quatro empresas: a Chai S/A, a Matrix Realty S/A, a Mazal Group S/A e a Gramonte S/A. De fato, em várias dessas empresas ele tinha como sócio o primo do presidente da República, Juan Pablo Jiménez Viveros, e sua mãe, Juana de Jesús Viveros Cartes.

Usando suas empresas e parceiros comerciais, a Dario Messer adquiriu um total de 152 propriedades rurais em todo o território nacional. Essas fazendas atingem uma área total de mais de 103 mil hectares, quase dez vezes a área de Assunção, capital do Paraguai. Essas áreas estão localizadas no Chaco ou na região de Paraguarí, e teriam pelo menos 12 mil cabeças de gado.

A advogada Leticia Bóveda, representante legal do fugitivo Dario Messer, mais uma vez disse que seu cliente quer se apresentar perante os tribunais do Paraguai, uma promessa feita há vários meses.