E o Bernal? Virou réu por usar site e Facebook da Prefeitura na campanha eleitoral…Vai vendo!

O inferno astral do ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, está longe de acabar e, conforme as eleições deste ano vão se aproximando, a tendência é que só vai piorar. A Justiça acaba de aceitar denúncia por improbidade administrativa contra ele, que é acusado de usar o site e o Facebook da Prefeitura para se promover durante a campanha pela reeleição em agosto de 2016, aplicando multa de R$ 106.410,00.

Segundo a ação aceita pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais Homogêneos, Bernal, que é pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano, pode ser condenado à suspensão dos direitos políticos. A denúncia foi feita pelo promotor de Justiça Adriano Lobo Viana de Resende, do Patrimônio Público, em 16 de outubro do ano passado.

Na ocasião, ele acusou o ex-prefeito de utilizar-se da estrutura da Prefeitura e dos servidores municipais para fazer propaganda institucional no site e na rede social do órgão. De acordo com o promotor, divulgadas em agosto de 2016, quando Bernal foi candidato à reeleição, a autopromoção tinha nítido propósito particular, sem nenhuma finalidade informativa, educacional ou de orientação.

Neste caso causou polêmica na época da campanha. A Justiça Eleitoral determinou a retirada das postagens do ar e ainda aplicou multa de R$ 106.410 contra o presidente regional do PP. Para o juiz David de Oliveira Gomes Filho, a ação procede e o ex-prefeito deve ser julgado. Pesou contra o progressista o fato de não ter apresentado a defesa no prazo. Notificado para se manifestar em 15 dias no dia 15 de janeiro deste ano, ele só teria se manifestado nos autos em 26 de março.

As matérias questionadas foram retiradas do ar pela Justiça Eleitoral e incluíam, entre outras, as que tinham os seguintes títulos: “Prefeito Alcides Bernal acompanha obras de pavimentação asfáltica no Jardim Futurista” e “Prefeitura inaugura UBSF no Jardim Paraíso que deve atender mais de 12 mil pessoas”. Todas as publicações eram ilustradas com foto do então prefeito.