Dorsa tinha vestígio de cocaína no nariz e teve convulsão. Violência é descartada por legistas

Dorsa e Alcides durante a CPI da Câmara Municipal

O médico cardiologista José Carlos Dorsa, encontrado morto no último domingo, dia 11 de março, numa sauna gay, em Campo Grande, tinha vestígios de cocaína nas duas narinas. Isso é o que aponta o exame preliminar dos legistas do Imol – Instituto Médico Legal e Odontológico.

Outro ponto revelador dos peritos é que não houve violência física contra Dorsa, como havia sido ventilado no início das investigações da Polícia Civil.

A análise do crânio mostra que o corte no supercílio esquerdo foi em decorrência de uma queda após o mal súbito e não provocada por alguma ação mecânica de um possível agressor.

Na análise da traqueia do cardiologista, foi encontrado muito líquido, o que significa que ele convulsionou antes de morrer.

Agora, somente os exames toxicológicos poderão afirmar o que Dorsa realmente ingeriu. Os médicos suspeitam que pode ter sido o efeito “Elis Regina”, uma mistura letal de cocaína e álcool que matou a cantora em 1982. Isso pode ter provocado no médico um fulminante ataque cardíaco.

Não está descartada a hipótese de que outros componentes químicos possam ter agravado o estado de saúde do médico, que era cardiopata e tinha, inclusive, necessidade de fazer um cateterismo para avaliar condições de vasos sanguíneos e do próprio coração.

A suspeita que no local havia muita bebida alcoólica parte de que estava sendo realizada uma festa para diversas convidados na sauna, portanto, não era um dia normal. Além disso o estabelecimento ainda mantém um bar que funcionava regularmente.

Máfia do câncer

José Carlos Dorsa era um dos denunciados por  envolvimento na chamada ‘Máfia do Câncer’, com mais sete pessoas. Todos viraram réus em duas ações penais ajuizadas pelo Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/MS (Ministério Público Federal) com relação às irregularidades apontadas na Operação Sangue Frio, da Polícia Federal, ocorrida em 2013.

As fraudes na saúde geraram prejuízo de R$ 2,3 milhões.