Doleiro brasileiro tem mais de 43 mil hectares no Paraguai e rebanho de 12 mil cabeças de gado

A empresa Chai S/A, de propriedade do doleiro brasileiro Dario Messer no Paraguai, tem mais de 43 mil hectares no país vizinho e um rebanho superior a 12 mil cabeças de gado. Essa extensão de terra é maior que muitos países da Europa e está distribuída em três áreas que juntas totalizam 20,8 mil hectares em Pozo Hondo e mais 22,5 mil hectares em duas áreas em Santo Agostinho, em Pedro P. Peña, e ao leste de Palmar Quemado.

Além disso, Dario Messer, que é foragido da Justiça do Brasil e do Paraguai por lavagem de dinheiro, tem um rebanho superior 12 mil cabeças de bovinos, que estão distribuídos por essas propriedades rurais no país vizinho. Em várias dessas propriedades, o doleiro brasileiro fez recentemente investimentos para melhorias e mudanças no uso da terra.

Por exemplo, apenas em Estância Diana II, que tem 11.266 hectares, localizada a cerca de 20 quilômetros de Pozo Hondo, em Pedro P. Peña, foram investidos G$ 12,8 milhões para a troca da pastagem, instalação de nova infraestrutura, compra de máquinas e equipamentos, entre outros.

Uma das fazendas identificadas como de propriedade do doleiro brasileiro no Paraguai é a Estância Thiago, com duas mil cabeças de gado e que está localizada em Mariscal Estigarribia, perto de Picada 500, no Departamento de Boquerón. O imóvel rural tem certidão negativa e aparece em nome da Chai S/A, a primeira empresa que Dario Messer abriu no Paraguai, supostamente para atuar no setor agropecuário.

Chai S/A é a mesma empresa utilizada para movimentar ilegalmente quase US$ 5 milhões em novembro de 2015, dinheiro que saiu do Banco Nacional de Trabajadores (BNF) e foi para a Puente Casa de Valores. Outra fazenda em nome do doleiro brasileiro é a Estância Diana, que tem oito mil cabeças de gado e está localizada em Pozo Hondo, no distrito de Pedro P. Peña, também no Departamento Boquerón, estando também em nome da Chai S/A.

A terceira propriedade rural em nome dele é a Estância Pozo Anita, com cerca de duas mil cabeças de gado e que fica em Neuland, distrito de Pratts Gill, no Departamento de Boquerón, estando também em nome da Chai S/A. A quarta fazenda é a Estância Isla Alta, com quantidade desconhecida de gado e localizada em Ybycuí, no Departamento de Paraguarí, tendo um total estimado de 500 hectares.

Segundo as fontes ouvidas, as sedes dessas fazendas são luxuosas, tendo vários quartos, quebrando a paisagem pecuária habitual de propriedades rurais. A maioria dos estabelecimentos era administrada pela Desarrollos y Pasturas, empresa em que Adolfo Granada é um dos principais acionistas e que está cumprindo prisão domiciliar por ter colaborado com o Gabinete do Procurador de Justiça do Paraguai.

A Chai S/A ainda figura como proprietária de inúmeros imóveis urbanos localizados em Mariscal Estigarribia e Bahia Negra, ambas no Departamento de Boquerón, em Ybycuí, no Departamento de Paraguarí, em Tebicuarymí, no Departamento de Guaira, em Santa Rosa del Aguaray, no Departamento de San Pedro, e em Mariano Roque Alonso, no Departamento de Assunção.

Já a empresa Matrix Realty, também de Dario Messer, é listada como proprietária de terras na Santíssima Trindade (Assunção), San Juan del Paraná (Itapúa) e Hernandarias e Ciudad del Este (Alto Paraná), sendo que algumas são grandes áreas urbanas e outras está em uma área protegida do Paraná Country Club. O sócio de Messer e primo do presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes, Juan Pablo Jiménez Viveros Cartes, também aparece como proprietário de terras em Presidente Franco, Hernandarias e Ciudad del Este.