Doleiro brasileiro procurado por lavagem de dinheiro teria fugido do Paraguai aos EUA. Agora já era!

Horácio Cartes, ex- presidente do Paraguai e Dario Messer

Procurado pelo crime de lavagem de dinheiro no Brasil e no Paraguai, o doleiro brasileiro Dario Messer, “amigo espiritual” do presidente paraguaio Horacio Cartes, teria fugido do país vizinho para os Estados Unidos há duas semanas. Na semana passada, os advogados do fugitivo disseram ele ainda estaria no Paraguai e chegaram a pedir que fossem apresentadas garantias ao Sistema Judiciário para que ele se entregasse.

O blog brasileiro independente “O Antagonista” publicou ontem (4) uma nota em que alega ter fontes que o informaram de que Dario Messer estava nos Estados Unidos há duas semanas, mais especificamente na cidade de Nova York. “Como o megadoleiro continua a ser um fugitivo, sua presença nos Estados Unidos poderia indicar uma negociação com o Departamento de Justiça dos EUA”, disse o site brasileiro.

Messer encontra desaparecido desde o dia 3 de maio, quando a Justiça do Brasil emitiu um mandado de captura internacional contra ele, sendo designado como um pivô no caso Lava Jato, o maior escândalo de corrupção dos últimos 100 anos na América Latina. Os documentos aos quais o jornal paraguaio ABC Color teve acesso revelam que o “doleiro dos doleiros” tem um apartamento em Nova York.

O apartamento é o 25D de um edifício localizado na 422 East 72ND Street, em Manhattan, a alguns quarteirões do famoso Central Park, e está cotado por cerca de US$ 3,4 milhões, de acordo com os documentos. Curiosamente, o apartamento está localizado no mesmo bloco que o Citibank, banco por meio do qual Messer enviou dinheiro de uma conta no Luxemburgo em nome de sua empresa offshore para o Paraguai.

Na segunda-feira da semana passada, os advogados Rodrigo Galeano e Leticia bobeda, filha do senador cartista José Manuel Bóbeda, compareceram perante o Ministério Público do Paraguai como representantes legais de Messer no país vizinho. Rodrigo Galeano disse à imprensa que Dario Messer estava no Paraguai e que estaria à disposição do Ministério Público, mas comentou que seu cliente está preocupado com a suposta falta de garantias.