Doleiro brasileiro escondido no Paraguai só se entrega se não for mandado para o Brasil

O doleiro brasileiro Dario Messer, foragido da Justiça, está escondido no Paraguai, onde é conhecido como “irmão espiritual” do presidente da República, Horacio Cartes, conforme revelaram ontem (28) os seus advogados.
Eles informaram ainda que Dario Messer quer se entregar às autoridades paraguaias, mas, para isso, pedem “garantias” de que o cliente não será encaminhado ao Brasil.
Os advogados Leticia Bóbeda, filha do senador cartista Juan Manuel Bóbeda, e Rodrigo Galeano, argumentam que, como a investigação criminal foi aberta por lavagem de dinheiro e associação criminosa no país vizinho, o doleiro dos doleiros deve ser julgado lá e não em território brasileiro.
As intenções da defesa são claras de busca por um possível favorecimento no Paraguai, afinal, o governo local foi responsável por esconder durante anos as suas enormes movimentações financeiras, através da Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (Seprelad).
A razão para que esse processo tenha prosseguimento no Paraguai seria retardar a extradição de Dario Messer para o Brasil, onde ele está envolvido no caso de maior corrupção do País, conhecido como Lava Jato.
Por isso, os advogados de defesa que irão representá-lo perante o Ministério Público do Paraguai se apresentaram ontem e confirmaram que o doleiro dos doleiros reivindica ser responsabilizado judicialmente no país vizinho e não no dele.
Os profissionais apresentaram uma carta aos promotores René Fernández, Liliana Alcaraz e Hernán Galeano, pedindo uma cópia do processo e prometem que Messer será apresentado “em breve”.
Galeano disse que seu cliente será apresentado assim que analisar o arquivo e definir sua estratégia processual. Ele indicou ainda que Messer foi condenado antes de seu tempo.
“Queremos que a presunção de inocência seja respeitada, até que a sentença final seja dada. Ele está preocupado com a situação porque as garantias processuais não estão sendo atendidas. Ele já está sendo tratado como culpado e baseado em situações que estão sendo discutidas no Brasil. O que acontece se ele for declarado inocente? Consideramos que este é um julgamento duplo “, disse o advogado.
Como não compareceu perante à Suprema Corte, quando lhe foi dado tempo para despojá-lo de sua nacionalidade paraguaia, Galeano indicou que o órgão revogou o título sem lhe dar um “prazo razoável”, já que lhe eram concedidas apenas 24 horas para audiência.
Outra razão para a apresentação dos advogados Leticia Bóveda e Rodrigo Galeano é a pretensão de salvaguardar os ativos milionários de Dario Messer e principalmente, sua empresa Chai S/A, que foram apreendidos a pedido do Ministério Público.