DOF “barra” na fronteira comboio milionário de contrabando. Mas não está tudo fechado por lá?

O fechamento da fronteira do Paraguai com o Brasil para evitar o avanço da Covid-19 não está impedindo a passagem de drogas e contrabandos para Mato Grosso do Sul. Na manhã de ontem (2), o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu um comboio que tinha pelo menos 20 veículos com os mais diversos e variados produtos oriundos do comércio paraguaio.

A apreensão aconteceu na rodovia MS-379, entre Laguna Carapã (MS) e Dourados (MS), onde os policiais militares abordaram o comboio que vinha para Dourados e depois seguiriam para outras cidades do Mato Grosso do Sul e outros Estados.

Foram apreendidos 952 Smartphones da marca Xiaomi; 25 aparelhos de iPhones; 06 celulares Motorola; 182 celulares MI; 195 celulares de marcas diversas; 04 aparelhos Playstation; 08 volumes de essência para narguilé; uma caixa de adaptador Wi-Fi, e diversas outras peças de eletrônicos, peças de vestuários, óculos em um valor estimado em mais de R$ 3 milhões.

Enquanto isso milhares de brasileiros e paraguaios que moram nas chamadas cidades fronteiriças e que moram e trabalham nestas localidades, perderam o direito de ir e vir livremente e com isso perderam seus empregos e hoje passam por dificuldades financeiras e muitos já passam até fome.

Todo o material foi entregue na Receita Federal de Ponta Porã, que ainda vai levar algum tempo para fazer a contabilidade de tudo que foi apreendido. Ou seja: a fronteira fechada está mais aberta que nunca, pois, dia após dia, cresce também o número de apreensões de cigarro produzido no Paraguai e contrabandeado para o Brasil e que abastece praticamente todos os Estados da Federação.

Na mesma proporção aumenta as apreensões de materiais eletrônicos, brinquedos, vestuários, calçados, essência de narguile e outros produtos importados dos países asiáticos e que são comprados legalmente no Paraguai e contrabandeados para o Brasil onde são vendidos sem o pagamento de tributos. A presença de centenas de militares fortemente armados na Linha Internacional em Pedro Juan Caballero, Ciudad Del Este, Salto Del Guairá, Bella Vista Norte e outras cidades que fazem fronteira com o Brasil, parece apenas um teatro para dar uma sensação de segurança para a população local que vê a cada dia aumentar o número de pessoas contaminadas pelo coronavírus em território guarani.