Dançou no monobloco! Brasileira é presa traficando 10 mil doses de metanfetamina para o Carnaval

As autoridades do Paraguai prenderam, ontem (11), em Assunção, uma cidadã brasileira que foi buscar no país vizinho um pacote com aproximadamente 10.000 doses de metanfetamina, que vinha da Espanha e seria destinada ao consumo no Brasil durante o Carnaval. A prisão fez parte de uma operação conjunta com as autoridades de segurança do Brasil e da Espanha.

A operação ocorreu após um aviso da polícia espanhola alertando sobre a chegada do pacote a Assunção, partindo do sul da Espanha, mais precisamente da cidade espanhola de Málaga, segundo explicou o chefe da unidade de narcóticos da Polícia Nacional do Paraguai, Baldomero Jorgge.

Depois de receber o aviso, as autoridades paraguaias localizaram o pacote e montaram um “dispositivo de vigilância”, esperando que alguém o pegasse. A droga estava em uma caixa de papelão de dimensões médias e cuja descrição indicava que continha um aparelho eletrônico de música.

O peso do pacote excede os 10 quilos, como confirmado por Jorgge, o que implica que a quantidade de doses poderia ultrapassar 10 mil, embora ele tenha dito que a caixa será aberta na Justiça nos próximos dias. A brasileira, identificada como Luz Marquis, 43 anos, é natural de Curitiba (PR) e chegou a Assunção na sexta-feira (11) a partir da cidade brasileira de São Paulo (SP).

Jorgge estimou que o destino final da metanfetamina seria o mercado consumidor brasileiro durante o período de Carnaval, embora ele não descartasse que certa quantidade fosse destinada também ao mercado paraguaio. O comandante indicou que uma vez que a operação foi realizada com sucesso comunicou às autoridades espanholas para que pudessem prender “o resto dos membros da organização criminosa” em Málaga.

A mulher, cujo histórico de viagens inclui várias visitas à Espanha nos últimos três anos, esteve também ocupada no translado entre Brasil e Paraguai. Contra ela foram abertos dois processos criminais por tráfico internacional de drogas, um no Paraguai e um na Espanha. As autoridades judiciais paraguaias determinarão em qual país ela será processada.