A dança das cadeiras: Barbosinha ou Rinaldo vão para o Detran, isso coloca Mara Caseiro na Assembleia

Considerado um dos órgãos mais importantes Governo do Estado, o comando do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) pode ser a saída para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para garantir uma vaga para a ex-deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) na próxima legislatura da Assembleia Legislativa, já que ela não conseguiu ser reeleita na última eleição e ser fiel a administração tucana.

Conforme fontes ouvidas pelo Blog do Nélio, o governador estaria negociando com os deputados estaduais reeleitos Barbosinha (DEM), que já foi ex-titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), e Professor Rinaldo (PSDB), ex-líder de Governo na Casa de Leis, o cargo de diretor-presidente do Detran/MS, que está vago em razão de o ex-prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PSDB), ter sido nomeado para a SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização), no lugar de Carlos Alberto Assis (PSDB).

A decisão deve sair no começo da semana que vem e resolve dois problemas para Azambuja. Primeiro porque teria gente testada e aprovada em sua primeira administração no Detran e teria de volta a deputada Mara Caseiro, acomodando aliados.

Barbosinha é o mais cotado já tem experiência no comando de órgãos do Estado, pois já esteve a frente da Sanesul e foi secretário estadual de Justiça e Segurança Pública.

Rinaldo voltaria a comandar a bancada tucana no parlamento estadual.

O Detran/MS, que é o órgão máximo executivo de trânsito vinculado à Sejusp e responsável efetivamente por colocar em prática o que se encontra previsto em lei no que tange o trânsito, está presente nos 79 municípios do Estado, sendo que na Capital, além da Agência-Sede, há postos de atendimento em quatro pontos estratégicos, conhecidos como “Fácil”, contando ainda com agências em dois shopping centers.

Na prática, trata-se do órgão arrecadador do Governo do Estado e um baita trampolim para quem tem grandes pretensões políticas, afinal, pelo Detran/MS já passaram nomes como os do deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT/MS), o ex-superintendente da Polícia Federal, Wantuir Francisco Brasil Jacini, entre tantos outros nomes, sem falar que seus últimos dois diretores – Gerson Claro Dino e Roberto Hashioka – estão na Assembleia Legislativa e na SAD, respectivamente.

Portanto, o Detran/MS é um baita chamariz para que os dois deputados estaduais reeleitos Barbosinha e Professor Rinaldo fiquem tentados em larga a Casa de Leis e administrarem o órgão máximo do trânsito estadual. Porém, ainda conforme informações obtidas pelo Blog do Nélio, o mais provável é que o convite seja aceito por Barbosinha, afinal, ele tem pretensões de sair candidato a prefeito de Dourados nas próximas eleições e órgão ajudaria nessa empreitada.