Crise aguda! Prefeitos de cidades paraguaias se unem para exigir abertura inteligente da fronteira

Os prefeitos das cidades paraguaias de Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero, Encarnación e Salto del Guairá reuniram-se, ontem (29), em Salto del Guairá, para exigir do Governo do Paraguai um estudo imediato de abertura inteligente da fronteira com o Brasil diante da cada vez mais preocupante realidade econômica da população dessas quatro localidades.

Miguel Prieto Valljos (Ciudad del Este), Alfredo Luis Yd Sánchez (Encarnación), José Carlos Acevedo (Pedro Juan Caballero) e Carlos César Haitter (Salto del Guairá) querem ser escutados pelo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Esse foi o primeiro encontro dos quatro prefeitos das principais cidades paraguaias que fazem fronteira com o Brasil e eles cobram ações concretas da Presidência da República para amenizar a crise econômica e social provocada pelo fechamento da fronteira devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo os prefeitos, a reunião foi motivada pela falta de proposta e ações efetivas por parte do Governo com a regiões fronteiriças que sobrevivem do turismo de consumo dos brasileiros. “As cidades são importantes para os seus respectivos Departamentos e, portanto, não podem serem submetidas um mesmo regime que outras localidades do país, pois temos características econômicas completamente distintas”, traz nota assinada pelos quatro prefeitos.

Eles reforçam junto ao Governo que as quatro cidades têm suas economias sustentadas em 95% pela atividade comercial fronteiriça e turismo de compra e, com a fronteira fechada, esse fluxo econômico foi interrompido. Os efeitos imediatos dessa medida da Presidência da República do Paraguai foram comércios fechados e suspensão de produção das indústrias, provocando demissões em massa e aumento da pobreza nas respectivas populações.