Criança que estava em poder de sequestradores na fronteira é resgatada e já está com a família

A Polícia do Paraguai resgatou com segurança o menino J. G. S., de 11 anos , sequestrado no início da manhã de domingo (11) por dois criminosos que invadiram a casa de seu avô, localizada na cidade de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã (MS). O resgate foi durante uma operação realizada ontem (14) na capital do Departamento de Amambay.

Os policiais prenderam os sequestradores logo depois do pagamento de um resgate de 50 mil reais. A criança foi encontrada às 19 horas de ontem em uma casa localizada na Rua Valois Rivarola, a 300 metros da Rota 5 e a 4.500 metros da casa do seu avô, onde foi sequestrado no início da manhã de domingo passado.
Seu resgate só foi possível graças a uma operação da Polícia que estava a cargo do subcomandante Bartolomé Báez López e executado por agentes do Departamento de Anti-Seqüestro da Direção de Polícia de Amambay e da Direção de Inteligência do Ministério do Interior.
O local do cativeiro da criança foi localizado após o rastreamento do telefone celular com o qual os criminosos reiniciaram na manhã de ontem as negociações pendentes para receber o resgate. Na verdade, a família e os sequestradores fecharam o “acordo” em 50 mil reais (cerca de 88 milhões de guaranis).
O veterinário Gabriel Soria, pai do menino, confirmou ontem à noite a um programa da rádio ABC Cardinal que a Polícia agiu exatamente quando o pagamento do resgate foi feito. Ele agradeceu a todos os paraguaios que oravam por seu filho.
O grupo operacional da Polícia, formado por pelo menos 50 homens, encontrou o menino vigiado por um jovem de 18 anos, identificado como Sirilo Brítez Benítez, de nacionalidade paraguaia.
O sequestrador não teve oportunidade de usar a arma de fogo que ele estava carregando. Após a sua libertação, a criança foi levada diretamente para a residência de sua família.
O lugar do cativeiro foi localizado depois que os criminosos retornaram à casa toda vez que falavam com parentes para pedir o resgate. O uso de um telefone celular foi vital para chegar ao local.
Não há praticamente nenhum cenário semelhante no país de uma operação de resgate tão bem sucedida. No entanto, nos departamentos de Caaguazú, Concepción e San Pedro ainda há sete outros sequestrados.
O ministro do Interior, Lorenzo Lezcano, o vice-ministro Ariel Martínez e o comandante da Polícia Nacional, general Luis Carlos Rojas, informaram ao presidente Horacio Cartes ontem à noite sobre os detalhes do resgate e depois deu uma coletiva de imprensa.