Condenado a quase 90 anos de prisão no Brasil, “O Açougueiro” é recapturado no Paraguai

Um dos seis criminosos fugitivos da prisão brasileira de Foz de Iguaçu (PR) foi recapturado, ontem (9), por agentes de investigação criminal da Polícia Nacional do Paraguai. Trata-se de Lindomar Ortega, 42 anos, mais conhecido como “El Carnicero” ou “O Açougueiro”, que já foi condenado a 89 anos de prisão no Brasil por um homicídio, três roubos agravados, entre outros delitos menos graves.

O procedimento policial foi realizado no Bairro de San Miguel, na cidade de Presidente Franco, no Departamento do Alto Paraná, no Paraguai. O fugitivo estava a bordo de uma motocicleta Star SK 150, com placa CDJ-840, do Paraguai, quando foi abordado pelos agentes.

O homem apresentou um documento falso em nome de Alexandre Rodrigues Cardoso, mas depois de trocar informações com a Polícia Federal, por meio do Comando Tripartite, ficou comprovado que se tratava de Lindomar Ortega, que escapou da prisão no último dia 16 de setembro junto com outros cinco criminosos também considerados de alta periculosidade.

Os outros presos que escaparam com Lindomar Ortega são Heliton Borges Machado, Vanderlei Carlos Xavier de Quadros, Valdecir Oliveira da Motta, Jonas Wagner de Macedo e Bernardo Ramón Oliveira Benítez, sendo que este é paraguaio e foi recapturado no mesmo dia da fuga.

Os policiais colocaram Lindomar Ortega à disposição da promotora de Justiça Liliana Denice Duarte para que seja providenciado o processo de expulsão e, dessa forma, entregue às autoridades brasileiras para que cumpra as penas que totalizam quase 90 anos de prisão no Brasil.