Com grande dose de prestígio, UFMS e SBPC lançam oficialmente a 71ª Reunião Anual em Campo Grande

Com foco em mostrar tudo sobre a ciência sul-mato-grossense e brasileira, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançaram oficialmente, nesta semana, a 71ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Campo Grande (MS), de 21 a 27 de julho, na Cidade Universitária da UFMS. Trata-se do maior evento de divulgação científica da América Latina e tem expectativa de público de, aproximadamente, 16 mil pessoas.

Segundo o reitor da UFMS, Marcelo Turine, além de vitrine científica, a Reunião Anual da SBPC é uma oportunidade para apresentar ao Brasil todos os números, indicadores e características próprias de Mato Grosso do Sul. “Nós não queremos um evento com estruturas maravilhosas e enormes sem ter a presença dos jovens, sem poder apresentar as grandes conquistas da ciência sul-mato-grossense e do Brasil. É um sonho muito grande”, declarou.

O evento de lançamento reuniu todas as instituições parceiras e contou com a presença do atual presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. Para 2019, o foco será “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, questões que irão envolver diversas áreas do conhecimento, distribuídas em exposições, minicursos, palestras, mesas redondas, conferências, entre outras.

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que Mato Grosso do Sul será palco desta grande festa da ciência. Sediar um evento desta magnitude proporcionará um envolvimento com todos os setores da cidade e do Estado.  Para o presidente da SBPC, a Reunião Anual é um momento em que todos estarão reunidos para discutir assuntos atuais e de interesse nacional, além de buscar soluções efetivas para as diversas áreas da sociedade.

“Nós temos que fazer com que a ciência e a tecnologia sejam um elemento importante para a sociedade, tanto do ponto de vista da produção, da economia, mas também da inovação social, da saúde, do meio ambiente e da educação”, avaliou Ildeu Moreira.

O secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, esteve presente no lançamento oficial e comentou sobre o apoio direto na realização do evento e a expectativa do Governo com a vinda da Reunião Anual. “Não é só um orgulho muito grande para o estado de Mato Grosso do Sul, como é extremamente importante para ajudar no desenvolvimento da nossa economia, da nossa estrutura e da rede de ciência e tecnologia”, pontuou.

Durante a cerimônia, o novo calouro da UFMS e integrante do projeto Minerva, Eduardo Morel, relatou suas experiências nas Reuniões Anuais e afirmou que foi pela participação que descobriu qual profissão gostaria de seguir. “Naquela Reunião, eu descobri que queria ser cientista e nas outras duas, esse sentimento e essa certeza foram mais fortes. Participar da SBPC, ainda no ensino médio, foi uma experiência magnífica, pois tive o primeiro contato com o universo científico e foi onde descobri o que é ser cientista e o que é a ciência”, disse.

Nos seis dias de reunião, estudantes, pesquisadores e visitantes terão a chance de conhecer o universo da ciência brasileira, numa Programação Científica composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica e o Integra UFMS).

Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas).  O evento será encerrado com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.