Coisas do Paraguai: Advogado é preso na fronteira com quase 800 quilos de maconha

O advogado Jorge Augusto Mendoza Romano, 35 anos, foi preso na tarde de ontem (14/12) em uma operação realizada no Bairro de San Gerardo, em Pedro Juan Caballero, na fronteira seca do Paraguai com o Brasil, depois que os agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai encontraram 88,92 quilos de maconha escondidos na sua caminhonete.

Em seguida, os agentes foram até a residência do jurista, localizada na mesma área, onde encontraram mais 709 quilos da droga, totalizando 797,92 quilos de maconha. A Senad acredita que o advogado iria enviar a droga para o Brasil em vários veículos com fundo falso.

No momento da prisão, Jorge Augusto estava dirigindo uma caminhonete Mitsubishi com placa AOW-4658, de Curitiba (PR). A droga estava na carroceria do veículo acondicionada em caixas contendo 99 pacotes de maconha, que, após serem pesados, totalizaram 88,92 quilos.

O promotor Hugo Volpe ordenou a transferência do preso e o veículo com a droga para a base de operações da Senad em Pedro Juan Caballero. Pela forma como os pacotes foram preparados, presume-se que a carga era para ser contrabandeada para o território brasileiro em fundos falsos de veículos.

Após a captura de Jorge Augusto, os agentes da Senad foram até a casa do advogado, situada entre as ruas General Bruguez e Juan E. O’leary. Eles vasculharam todos os quartos e depois foram para o quintal, onde abriram um depósito e encontraram uma quantidade considerável de maconha pressionado, cujo peso foi de 709 quilos.