Chumbo trocado na fronteira: pistoleiro é assassinado e comparsa fica ferido em Capitán Bado

Um dia da caça, outro do caçado. Na fronteira do Paraguai com o Brasil são comuns as execuções por parte de pistoleiros contratados pelo tráfico de drogas e de armas, porém, pelo menos neste fim de semana, quem foi assassinado a tiros foi um assassino de aluguel, enquanto um colega de “profissão” ficou ferido.

Segundo informações da Polícia do Paraguai, dois pistoleiros foram alvos de um atentado ocorrido na cidade de Capitán Bado, que faz fronteira com Coronal Sapucaia (MS), sendo que um ficou ferido e outro morreu na hora.  O ataque ocorreu na noite de sexta-feira (16) na área conhecida como Cerro Kutia, a cerca de 35 quilômetros do centro urbano de Capitán Bado.

O pistoleiro morto foi identificado como Silvano Jara Núñez, 30 anos, enquanto o assassino de aluguel que ficou ferido se chama Cristian Ramón Balbuena Jara, 22 anos, sendo que ambos eram moradores da Colônia Curupa’y, localizada em Capitá Bado.

O sobrevivente, que seria um parente do temido traficante de drogas Felipe “Barón” Escurra, o “Rei da Maconha”, tinha em aberto um mandado de prisão por homicídio pela execução da jovem Claudia Roa Gómez, 21 anos, em 2016, na mesma região. Ela foi morta em uma emboscada que tinha como alvo o marido brasileiro dela, que sobreviveu ao atentado.

Silvano Jara Núñez e Cristian Ramón Balbuena Jara estavam viajando em uma motocicleta que foi atingida por um caminhão, de onde um ocupante abriu fogo com uma pistola calibre 9 mm. Os projéteis derrubaram os dois pistoleiros, sendo que Silvano morreu na hora, enquanto Cristian ficou ferido.