Cheirinho da vergonha! Vizinhos do Shopping China preparam protesto contra esgoto ao céu aberto

A falta de uma solução definitiva para o problema do mau cheiro provado pelo esgoto a céu aberto do Shopping China provocou a ira dos moradores dos bairros vizinhos ao estabelecimento comercial, que já estão organizando uma grande manifestação de protesto.

Localizado na fronteira de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, com Ponta Porã, no Estado, o Shopping China é o principal destino de milhares de consumidores de Mato Grosso do Sul e de outras partes do País diariamente e, pela segunda vez, em um ano, é alvo de críticas dos moradores dos bairros vizinhos.

Para cobrar uma solução para o descaso do estabelecimento comercial, eles prometem fechar o acesso principal ao Shopping China com uma grande manifestação pública contra o Grupo Cogorno, que administra o local. Os moradores denunciam que a empresa ignora quem vive no entorno e são obrigados a conviver com o mau cheiro, que aumentou no último fim de semana com a mudança da direção do vento.

Agora, além dos moradores da região, os comerciantes dos bairros Aeroporto e Granja na cidade de Ponta Porã (MS) também estão sendo prejudicados com o problema e foram obrigados a fecharam as portas e janelas dos seus estabelecimentos. O jogo de empurra de responsabilidades entre os responsáveis pela ESSAP (Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai) e o Grupo Cogorno tem mantido os moradores de ambos lados da fronteira trancados no interior das suas residências e várias crianças teriam contraído doenças de pele.

O secretário de Segurança Pública do Departamento de Amambay, Ramon Cantaluppi, realizou duras críticas contra o Shopping China e os integrantes da ESSAP, cobrando uma solução definitiva para o problema que afeta a várias famílias. Devido ao impasse, os moradores prometem realizar uma nova edição do “Black Cagaday”, que já foi promovida no ano passado e pedia aos clientes do Shopping China a não realizarem suas necessidades nos banheiros do estabelecimento em razão do mau cheiro que geraria o esgoto posteriormente.

O Shopping China ainda seria responsável pelo sumiço de uma nascente de água que existia na região. Na tarde de ontem (7), o deputado nacional Juan Silvino (ANR) reuniu-se com os diretores do local para intermediar a solução para o problema. “Estamos aqui para ajudar a população e os comerciantes da região de fronteira e vamos procurar a direção da ESSAP, já que a solução estaria apenas na falta de uma autorização para que o esgoto do shopping seja canalizado e ligado à rede de esgoto da cidade de Pedro Juan Caballero”, disse.