Chapa esquentou: Lideranças com dedo na cara de vereador perguntam; “descer o cacete em quem”?

O vereador e policial federal André Salineiro (PSDB) aprendeu, na pele, que quem fala demais acaba ouvindo o que não quer. Após usar a tribuna da Casa de Leis e declarar que os índios que bloquearam a BR-163 ontem, no sentido Capital- Jaraguari, tinham de “apanhar”.

Hoje, um grupo de lideranças indígenas da aldeia Córrego do Meio, de Sidrolândia, foi até a Câmara exigir um pedido de desculpa por parte do vereador.

Reconhecendo o erro Salineiro pediu desculpas na maior pose de arrependido.

É, a chapa esquentou!! Vai vendo.

 No dia do bloqueio, Salineiro fez a seguinte declaração: “Acho que o governo tem que mudar essa nossa lei que é muito fraca, porque, quando tem uma interrupção dessa, tem que chegar lá o policiamento e, se não tiver conversa, tem que descer o cacete mesmo. Tem que apanhar porque eles vão revidar e aí é a hora de apanhar.”

Segundo o cacique Genivaldo Antônio Campos, a declaração do vereador incita a violência e demonstra falta de conhecimento sobre as questões indígenas. “Ele demonstrou que realmente não sabe nada do nosso movimento. Quando acontece este tipo de crítica, é uma demonstração de preconceito”, afirma.

A subsecretaria de políticas públicas para a população indígena, Silvana Terena, pede uma retratação do vereador. Ela declara que, como representante do mesmo partido que o governo do estado, ele não deveria fazer estas declarações. De acordo com a subsecretaria, o governo tem uma política diferenciada de respeito e atendimento à comunidade indígena. “Nós já perdemos vidas por causa da violência no campo. Não estamos aqui para conflitos, sim para pedir uma retratação e evitar que outras pessoas façam o mesmo”, diz.