Cédulas venezuelanas seriam usadas para falsificar dólares. Cuidado turista com o câmbio! Desligo.

Durante operação policial realizada ontem (08), em Minga Guazú, no Paraguai, foi apreendido um automóvel transportando 132 tijolos de maconha, que totalizaram 94 quilos da droga, e uma grande quantidade de notas de 100 bolívares, moeda venezuelana, que se seria usada como papel-moeda para a falsificação de dólares.

De acordo com o inspetor Fernando Ruiz Díaz, do Departamento de Investigações da Polícia Nacional do Paraguai, após o trabalho de inteligência, duas pessoas foram presas pelo transporte da droga e das cédulas da moeda venezuelana, sendo elas Pedro Julián Santacruz, 36 anos, e Cristian Andrés Ramírez, 35 anos.

Ele explicou que, no âmbito deste procedimento, uma casa foi revistada e, no local, além de drogas, foram encontradas mais cédulas da moeda venezuelana, totalizando 9,6 mil notas de 100 bolívares. De acordo com as declarações do inspetor, essas cédulas seriam entregues ao infrator em uma espécie de troca.

“Nós presumimos que as pessoas que se envolvem em atividades ilícitas, trocam certas coisas com as organizações como parte do pagamento pelo negócio que fazem”, disse ele. Esse papel-moeda seria usado para falsificar dólares e colocá-los em circulação no mercado local e na região. “Existem produtos químicos que diluem o corante original das notas e permanecem em branco”, acrescentou.

Ruiz Díaz explicou ainda que essas cédulas são de alta qualidade e, por isso, são muito requisitados para a falsificação. Os dois presos durante a operação, Pedro Julián Santacruz e Cristian Andrés Ramírez, não souberam explicar a origem ou o motivo da posse das cédulas venezuelanas. “Nós presumimos que elas seriam trocadas no mercado negro”, enfatizou o inspetor.