Cavalo doido: Federal deflagra megaoperação contra tráfico com 200 policiais nas ruas

pf-drogasNa luta contra o tráfico de drogas, a Polícia Federal deflagrou, na madrugada de hoje (4), a Operação “Cavalo Doido”, para desmantelar uma quadrilha que agia no tráfico internacional de entorpecentes, distribuindo drogas produzidas no Paraguai para os Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará e Distrito Federal.

Trata-se de uma das maiores operações da PF nos últimos anos. Ao todo são 81 medidas judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária, 15 conduções coercitivas e 34 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos, simultaneamente, nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Mais de 200 policiais participam da operação, que está sendo realizada em conjunto com a Polícia do Paraguai, onde está sendo realizada a destruição dos plantios de droga nas fazendas de propriedades do grupo criminoso.

armas-pfOs investigadores identificaram uma das rotas do grupo, que entrava pela região fronteiriça de Pedro Juan Cabalero, vinda do Paraguai. No decorrer das investigações, foram apreendidas mais de 10 toneladas da droga, armas de grosso calibre e carros de luxo.

O método “Cavalo Doido” diz respeito ao modo de transportar a droga. Os veículos utilizados tinham bancos e acessórios arrancados e todo o espaço era ocupado com grande quantidade de drogas, sem qualquer tipo de disfarce. Carregado, o carro vinha em grande velocidade, sem paradas, e sem respeitar qualquer tipo de sinalização ou autoridades públicas. O objetivo era evitar perdas e chegar o mais rápido possível ao ponto onde o entorpecente seria vendido.

Estima-se que o grupo tenha movimentado mais de 1 bilhão de reais. Foram bloqueadas 80 contas bancárias do grupo. Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa, tráfico internacional de armas, adulteração de arma de fogo e porte ilegal de armas. Somadas as penas podem ultrapassar 30 anos.