A casa caiu! Grupo do WhatsApp que oferecia fuzil para pistoleiros pela internet é desmontado

Os agentes da Divisão de Investigações Criminais de Casos Puníveis da Polícia Nacional do Paraguai apreenderam o fuzil calibre 5.56 mm, da marca Colt, modelo M4, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã (MS), após investigar um grupo do aplicativo do WhatsApp que oferecia armas para pistoleiros na região.

Os investigadores realizavam um trabalho de inteligência contra o tráfico de armas e abordaram Antônio Cartaman Barreto, 38 anos, que transitava a bordo de uma motocicleta estrangeira da marca Kenton, modelo Viva, cor vermelha e preta, pela Rua Itororo, no Bairro Santo Antônio, na cidade de Pedro Juan Caballero. Dentro do baú da motocicleta encontraram o fuzil com dois carregadores para munição.

Segundo os investigadores, a ação de trabalho de inteligência ocorreu após uma investigação da existência de um grupo no aplicativo WhatssApp intitulado “Solo Armas”, que oferecia armas de vários calibres. Pelo aplicativo, foi apreendido o fuzil e preso o vendedor de armas, que estaria atuando na região de fronteira.

O caso foi comunicado à promotora de Justiça Sandra Diaz, que determinou que o preso fosse detido por transgressão à Lei 4.036/10, que especifica os requisitos para a posse e transporte de armas e de seus componentes no Paraguai.

Facções criminosas

Fontes do submundo da máfia da fronteira indicaram que armas similares e ainda com mais poder de fogo do que o rifle apreendido estariam nas mãos de várias gangues de traficantes que operam na região fronteiriça.

Os membros das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) detém o monopólio do tráfico de drogas na fronteira e para isso precisam de verdadeiros arsenais de guerra