Carnificina não para na fronteira. Suspeito de assalto e roubo de carro é 69ª pessoa executada na região

Um brasileiro suspeito de participar de roubos de caminhonetes na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul foi executado a tiros na noite de ontem (21) em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS). Com essa morte, o número de assassinatos na região sobe para 69 somente neste ano, sendo 11 em janeiro, 9 em fevereiro, 15 em março, 8 em abril, 9 em maio e 17 em junho.

A 69ª vítima do ano foi identificada como Rodrigo Maldonado Fernández, embora no Brasil ele usasse o nome de Roney Fernández, 26 anos, que contava com duas ordens de prisão em aberto e foi executado por volta das 18h30 desta sexta feira (21) quando se encontrava no interior do açougue “Casa de Carne Santiago”, situado no Bairro General Genes. Os pistoleiros chegaram em uma motocicleta e, sem dizer nada, realizaram oito disparos de pistola calibre 9 mm contra a vítima, que chegou a ser socorrida até o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, mas já deu entrada sem vida.

Investigadores da Divisão de Homicídios e da Polícia Técnica apoiados pela promotora de Justiça Kátia Uemura e pelo médico legista Marcos Prieto realizaram os procedimentos de rigor e posteriormente entregaram o corpo aos familiares. Informações indicam que o brasileiro era investigado pela participação em roubos de caminhonetes no Brasil e era oriundo da cidade de Bela Vista (MS), mas estaria residindo na cidade de Pedro Juan Caballero.

A Polícia trabalha com a hipótese de ajuste de contas do crime organizado, mas não foram descartas outras possibilidades que serão investigadas pela Divisão de Homicídios e agentes da Polícia Técnica da Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero. No Paraguai, ele era procurado por dois casos que datam de 2015 e 2017 e teria sido executado pelo grupo “Justiceiros de La Fronteira”, que tem como objetivo eliminar autores de roubos na região.