Capital vai parar? Prefeito decreta emergência e recomenda fechamento de shoppings a academias

Fechamento de shoppings até as academias, essa é a principal recomenda do prefeito Marquinhos Trad (PSD) ao anunciar ontem situação de emergência no município de Campo Grande, em virtude da pandemia do novo coronavírus COVID-19. A medida foi anunciada por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais, após 7 casos confirmados na cidade e outras duas dezenas sendo investigados.

O decreto n.º 14.195 de 2020 traz determinações do prefeito para as ações de saúde pública, além de recomendações para o setor privado onde ocorrem aglomerações de pessoas. O anúncio foi feito ao lado do Procurador-Geral do município, Alexandre Ávalo.

Marquinhos ressaltou ainda que, no início da pandemia, não se apostava no fechamento de pontos turísticos mundiais importantes, como a Torre Eifel. Segundo ele, caso mais adianta seja comprovado que houve excesso, a preferência da gestão é agir ‘com excesso do que pecar pela omissão’..

Fechamentos

Na transmissão, o prefeito recomendou o fechamento de todas as academias da cidade, assim como dos shoppings centers, parques e praças. “Nós estamos determinando para que todos os empresários de bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres que restrinjam a capacidade de lotação de até 30%”, afirmou Marquinhos.

Ele explicou também que a princípio, a medida vai se tratar de recomendação, porém haverá fiscais para medidas preventivas no interior dos estabelecimentos. “A prevenção, a cautela, a prudência determinam o fechamento. Como nós não temos essa competência ainda absoluta, mas podemos ter sim, caso sejam desrespeitadas inúmeras dessas cláusulas, nós vamos fechar totalmente esses estabelecimentos”, adiantou.