Bradesco autuado com excesso de irregularidades aos clientes e os Correio também não ficam atrás

As denúncias de irregularidades feitas pelos clientes levaram as equipes de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) a autuarem as agências dos Correios e do Bradesco em Campo Grande. No caso dos Correios, a agência autuada é a central, localizada na Avenida Calógeras esquina com Rua Dom Aquino, onde a equipe flagrou diversas irregularidades em prejuízo às pessoas que necessitam dos serviços ali prestados.

Já no caso do Bradesco os fiscais do órgão estadual estiveram na agência localizada na Avenida Costa e Silva, onde, mais uma vez, constataram repetidas irregularidades comuns em diferentes agências da organização de crédito. No local, o registro foi de inexistência de senhas para atendimento prioritário nas mesas, a emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível além de demora excessiva para os serviços nos guichês de caixa o que evidencia desobediência à legislação pois em dias normais de atendimento, a demora, que deveria ser de no máximo 15 minutos, fica próximo a meia hora.

Em se tratando de Bradesco, as irregularidades anotadas são recorrentes. Todas as agências já fiscalizadas pelo Procon Estadual apresentam os mesmos tipos de mau atendimento o que, em última análise, provoca prejuízos aos clientes (consumidores dos serviços). A cada denúncia atendida, constatada a procedência da reclamação, a fiscalização emite auto de infração que, após análise, pode gerar multa à entidade infratora.

Correios

Entre os problemas registrados na agência dos Correios vale ressaltar a inexistência instalações sanitárias adequadas e bebedouros para os usuários em contradição ao que determina legislação estadual, emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível, inexistência de placas ou cartazes que identifiquem atendimento prioritário às gestantes, pessoas com crianças de até dois anos ao colo, idosos, portadores de necessidades especiais e autismo.

As senhas disponibilizadas para atendimento não constam inscrição eletrônica do horário de atendimento e, ainda, demora excessiva para clientes em espera dos serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Devido às irregularidades foi expedido auto de infração e dado prazo para recurso. Após análise do setor jurídico o Procon Estadual poderá determinar multa.