“Boca aberta” chama colegas de “bundas-moles” e acaba recebendo notificação do Conselho de Ética

O vento começa a soprar mais forte para o lado do deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), que acabou notificado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados após chamar os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul de “bundas-moles”. A notificação pode ser o primeiro resultado da articulação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), que, após o episódio, disse que tomaria todas as providências cabíveis em relação ao caso.

A palavra chula utilizada pelo “nobre” deputado federal de Mato Grosso do Sul pode ser classificada por quebra de decoro e o Código de Ética e Decoro Parlamentar prevê quatro medidas disciplinares a serem aplicadas nesses casos: advertência, censura (verbal ou escrita), perda temporária do exercício do mandato ou ainda perda de mandato.

Alheio à punição, Tio Trutis voltou a utilizar as suas redes sociais para tentar desmerecer a notificação e, sobre o assunto, apenas disse está assegurada no caso sua prerrogativa de emitir opiniões no âmbito do mandato. “Posso dar opinião sobre qualquer assunto ou fato que eu quiser sem esses deputados acharem ruim”, disse. De acordo com ele, a resposta do Conselho de Ética da Câmara tem sido a mesma: “não pode haver qualquer tipo de censura por qualquer opinião que a gente emita”, completou.

O deputado informou que o episódio em que criticou os deputados por não terem assinado requerimento do deputado estadual Capitão Contar (PSL) com pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra a Energisa também gerou processo na área cível. “A gente ainda não foi notificado, mas já teve acesso”, adiantou. Depois da polêmica, novo requerimento foi apresentado e a investigação iniciada pela Casa.

A ALMS confirmou a notificação encaminhada à Comissão da Câmara dos Deputados, mas não se manifestou nem confirmou ter sido aberto processo judicial. Ou seja, como diz o ditado popular, a batata do Tio Trutis está assando e o que começou como mais uma truta do polêmico deputado federal nas redes sociais pode acabar muito mal.

Vai vendo!!!