Barril de pólvora: Apreensão de 160 toneis de explosivos no Paraguai pode ter Brasil como destino

Os agentes da Divisão de Investigação de Fatos Puníveis da Polícia do Paraguai apreenderam carga de uma das matérias primas utilizadas na fabricação de explosivos e que estava acondicionada em barris dentro de um contêiner localizado na propriedade de Puerto Fénix, na cidade de Mariano Roque Alonso.

De acordo com o relatório policial, por volta das 17h30 de terça-feira (10), a operação culminou com a prisão de Silvio Jorgelino Cáceres Martínez. No contêiner foram encontrados 160 barris de nitrocelulose, um produto químico utilizado na fabricação de explosivos.

A operação começou após a denúncia feita pela administradora da Alfândega, María Luján Carrillo Adlán. Como resultado disso, o agente fiscal Víctor Pecchi foi constituído no local, que por sua vez foi acompanhado pelo assistente fiscal Virgilio Recalde Martínez.

Uma vez no porto, a delegação procedeu à verificação do recipiente com a assinatura “Sul Tintas Americanos SRL”, com o número de importação 18024it14000027f, datado de 5 de julho de 2018, prestadas pelo queixoso e cuja a propriedade era de Silvio Jorgelino Cáceres Martinez Cáceres.

O administrador da alfândega disse que no interior tinha produtos usados ​​para fazer explosivos. O material foi identificado por meio da intervenção das tropas da Direção de Material de Guerra (DIMABEL), a cargo da tenente Josefina Gonzalez Cuevas, que chegou ao local acompanhada pelo oficial Aldo Rubén Duarte.

As autoridades paraguaias não descartam que parte de material seria destinada ao Brasil ou da forma que está ou já com seus subprodutos para atuações em assaltos a caixas eletrônicos.