Barão Vermelho: “Narcopiloto” é preso pela PF com 300 kg de cocaína da Bolívia; 2ª prisão em dois anos

Agentes da Polícia Federal prenderam, nesta quinta-feira (12), na zona rural do município de Formoso do Araguaia, no sul de Tocantins, o piloto brasileiro Murillo Ribeiro de Souza Costa, 32 anos, transportando em um avião mais de 300 quilos de cocaína. Essa não é a primeira vez que o “narcopiloto” é preso com droga, já que, em 17 de janeiro de 2016, ele foi detido depois de ser obrigado a fazer um pouso forçado na cidade paraguaia de Katueté, no Departamento de Canindeyú.

Agora, Murillo Costa, que estava acompanhado de Lucas de Oliveira Penha, 32 anos, e vinha da fronteira da Bolívia com o Mato Grosso. A apreensão foi feita pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Tocantins e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-TO). Além disso, as aeronaves da polícia de Mato Grosso (Ciopaer-MT) e de Goiás (GRAER) também ficaram de prontidão para agir caso o avião deslocasse para os estados vizinhos.

Segundo a Polícia Federal, a investigação começou após uma denúncia anônima. Depois disso, os policiais de Tocantins, Goiás e Mato Grosso começaram a trocar informações e a aeronave foi interceptada em um campo de pouso na zona rural de Formoso do Araguaia. Os dois presos e a droga apreendida serão levados para sede da Polícia Federal, em Palmas, e devem responder por tráfico internacional de drogas.

Paraguai

Em janeiro de 2016, a aeronave pilotada por Murillo Costa passou por problemas mecânicos e fez um pouso forçado na área da cidade de Katueté depois de levantar voo de Pedro Juan Caballero, na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. No aparelho, tinham outras duas pessoas, que fugiram assim que o avião aterrissou.

Segundo informações da 7ª Delegacia de Polícia de Katueté, a aeronave era um avião bimotor com placa de identificação brasileira PR-ATL, uma Cessna 210L. O desembarque ocorreu em uma pista de pouso localizada em frente à Estância IBEL Paraguai, a 25 a 30 quilômetros do centro urbano da cidade de Katueté.

De acordo com a Polícia, o piloto disse que estava testando o motor da aeronave, pois tinha acabado de sair de uma oficina em Pedro Juan Caballero. Porém, perto da cidade de Katueté, o motor novamente apresentou problemas mecânicos que forçaram uma aterrissagem forçada.

No entanto, depois de um novo interrogatório, o piloto brasileiro indicou que era seu primeiro voo e que efetivamente decolara de Pedro Juan Caballero. Ele também disse que as duas pessoas que escaparam para a montanha usavam duas mochilas com armas, embora ele não tenha especificado de que tipo elas eram. A Polícia também informou que era bem provável que os outros dois ocupantes do avião transportavam drogas e por isso fugiram.