Barão da maconha é preso no Paraguai. Ele é considerado um dos maiores traficantes do País

escurra-armasFelipe “Barão” Escurra, mais conhecido como o “El patrón” da droga na região de Pedro Juan Caballero e Capitan Bado, na fronteira seca do Paraguai com o Brasil, recebeu a tiros de AK 47 os membros do Senad – Polícia de combate ao narcotráfico do país vizinho – e do Ministério Público paraguaio. As informações são do promotor antidrogas Samuel Valdez Cespedes.

O confronto ocorreu quando a força policial paraguaia chegou ao esconderijo de “El patrón” logo nas primeiras horas desta sexta-feira. O local fica em Colonia Cristino Potrero, a cerca de 40 km do centro de Capitan Bado.

Os agentes, sob o comando do promotor de drogas, repeliram o ataque e finalmente foram capazes de parar o narcotraficante e prender outros quatro, identificados como Rony Daniel Wring, Eder Escurra, Washington Fernando Caetano e Bartolo Rolon.

Em poder dos detidos foram apreendidas várias armas, muita munição e vários aparelhos móveis e veículos. Felipe “Barão” Wring é considerado pelas autoridades brasileiras como um dos maiores fornecedores de maconha para o mercado norte-americano.

Ele tem mandado de prisão no Paraguai por tráfico de drogas, sequestro, homicídio e um homicídio triplo. A polícia brasileira o considera o patrão da maconha na área Amambay e responsável pelo envio de toneladas da erva narcótica a partir desta localização para o território brasileiro.

No Brasil também tem mandados de prisão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro do tráfico de maconha.